As novas regras estabelecidas pela Reforma da Previdência completaram um ano e, desde então, os trabalhadores tiveram que se adaptar aos diferentes critérios para alcançar a tão esperada aposentadoria.
Essas mudanças vão desde alterações na idade mínima e no tempo de contribuição, até a soma de pontos e pedágios que se refere ao número de anos que faltará para cumprir o tempo mínimo de contribuição.
Mas o grande número de informações acaba causando uma série de dúvidas para aqueles que tem a intenção de solicitar o benefício. Essas dúvidas se estendem ainda ao Microempreendedor Individual (MEI), pois, para conseguir o benefício o empreendedor também é preciso cumprir critérios da mesma forma que o trabalhador que possui carteira assinada.
Para te ajudar a entender melhor como funciona a aposentadoria para o MEI, confira:
O MEI que tem interesse em pedir a aposentadoria deve levar em consideração o requisito de idade: para solicitar o MEI precisa ter 60 anos no caso de mulheres e 65 para homens. Essas são as idades mínimas exigidas após a reforma. Além disso, o interessado também deve estar atento às suas contribuições que precisam totalizar no mínimo 180 meses.
Isso representa 15 anos de contribuição à previdência que são assegurados pelo registro MEI, através do Documento de Arrecadação Simples Nacional (DAS). Esse documento é pago mensalmente e nele constam todos os impostos do MEI, inclusive a contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que é de 5% do salário mínimo.
Desta forma, tendo em vista que o mínimo é R$ 1.045,00 à contribuição previdenciária do MEI está em R$ 52,25. O DAS pode ser pago até o dia 20 de cada mês das seguintes formas:
Mas também é possível que o MEI faça o pagamento de uma guia complementar do DAS, o que irá garantir o valor maior da aposentadoria. Para isso, basta fazer o recolhimento de mais 15% sobre o valor do salário-mínimo ou sobre o valor do seu salário, totalizando 20% de contribuição previdenciária.
O MEI que recolhe 5% sobre o salário mínimo tem direito à Aposentadoria por Idade e será analisado quando tiveram início às contribuições para o INSS, sejam elas trabalhando como Microempreendedor ou em outras atividades. Após a reforma, ficaram definidos os seguintes requisitos:
Por sua vez, ao MEI que recolhe os 5% e decide ainda pelo pagamento de mais 15%, ficam asseguradas outras modalidades de aposentadorias, são elas:
Além da aposentadoria, fica assegurado ao MEI outros benefícios do INSS, independente da alíquota que é paga. Esses benefícios são considerados uma das vantagens da formalização do MEI e, dentre eles estão:
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Samara Arruda
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…