O trabalhador espera por longas décadas, contribuindo todos os meses para o INSS e, quando chega a tão esperada aposentadoria, ela acaba sendo negada. Em casos de aposentadoria por invalidez, não é raro que o INSS negue o pedido quando o segurado mais precisa dele.
Nesse artigo, vamos te auxiliar no que deve ser feito para reverter essa decisão do INSS, pois em muitos casos em que o benefício é recusado o segurado pode conseguir a concessão e receber os atrasados de todo o período.
Desde já te adianto: O INSS erra em milhares de indeferimentos de forma ilegal e equivocada, sendo direito do trabalhador obter a concessão da aposentadoria, benefício por incapacidade, salário maternidade ou até mesmo a pensão por morte dos dependentes.
Em nosso escritório elegemos os dois principais benefícios que o INSS indefere aos segurados, recusando o direito de aposentar: a aposentadoria por tempo de contribuição e o auxílio-doença (auxílio por incapacidade provisória).
Identificamos que a principal causa para indeferir a aposentadoria por tempo de contribuição está no erro do trabalhador, que deixa de levar ou juntar documentos que são essenciais para que o INSS garanta a sua aposentadoria. Vamos conversar abaixo sobre como proceder para obter a sua aposentadoria por tempo de contribuição.
No caso do auxílio-doença, o motivo do INSS negar o pedido mais comum é bem conhecido: a perícia diz que o segurado está apto para continuar trabalhando. Sabemos que em muitos casos o segurado se encontra incapaz e voltar ao trabalho só irá agravar a doença.
O primeiro passo para pedir a aposentadoria no INSS é analisar a documentação que você possui. Oriento a pegar sua carteira de trabalho, as guias de recolhimento (carnês) e o CNIS.
O CNIS (cadastro nacional de informações sociais) é o documento que contém todas as informações que o INSS vai utilizar na sua aposentadoria: vínculos de emprego, salários de contribuição, entre outros.
O ideal é confrontar a sua documentação com o CNIS, para ver se os dados que o INSS possui estão corretos. Eles podem não estar corretos e prejudicar o seu direito à aposentadoria e a ausência, ou tempo menor, de vínculo empregatício.
Imagine se o INSS não tem no CNIS a empresa X que você trabalhou por 5 anos? Isso vai prejudicar sua obtenção da aposentadoria. Por isso, é importante verificar minuciosamente suas CTPS e guias de recolhimento para o INSS.
Caso não conste um vínculo, você deverá enviar a cópia do documento que atesta que você trabalhou (como a própria CTPS). Este procedimento é feito pelo Canal Meu INSS ou agendado pela Central 135 do INSS, que fará a retificação do CNIS e, com isso, ele irá computar este período na sua aposentadoria.
Em muitos casos o INSS indefere o pedido de aposentadoria por um erro do segurado, que não leva ao conhecimento uma informação relevante para obtenção da aposentadoria. Vou citar alguns exemplos:
Estas são algumas das muitas possibilidades que o trabalhador possui de conseguir a sua aposentadoria e, em muitos casos, ele acredita ser automática tal utilização ou conversão do tempo, mas não é. Portanto, sempre fiquem atentos ao CNIS e confrontem ele com a sua documentação.
No https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-extrato-previdenciario você vai encontra um passo a passo de como obter o CNIS. Veja como é fácil!
Você consegue obter o CNIS também pelo app Meu INSS.
Bom, se mesmo com todos os cuidados ela foi indeferida, você poderá fazer um recurso administrativo para o CRPS – Conselho de Recursos da Previdência Social, ou até mesmo judicializar o caso, onde um juiz irá analisar o seu pedido.
Em ambos os casos eu te aconselho a buscar um especialista em Direito Previdenciário, pois é importante requerer a cópia do processo de aposentadoria para identificar qual o erro do INSS e fazer um pedido formal, onde você vai explicar detalhadamente qual o erro do INSS, qual motivo do erro e qual o seu direito a obter a aposentadoria.
A maioria dos auxílios indeferidos é pelo fato do perito atestar a capacidade para o trabalho, ou seja, ele entende que você está com capacidade de continuar trabalhando. Se este for o caso, eu te oriento a buscar um especialista em Direito Previdenciário. Ele irá analisar a sua documentação e, caso realmente seja possível comprovar que está incapaz para voltar ao trabalho, irá entrar com uma ação judicial.
Se entrar com a ação judicial, a nova perícia será realizada por um perito do juiz e não mais com o médico perito do INSS.
Importante: sempre nas perícias leve documentação (laudos de especialistas, exames, receitas de medicamentos, etc) recentes.
Aqui eu destaco: doença não gera direito ao recebimento de auxílio-doença. O que gera, na verdade, é a incapacidade. Seja específico com o perito sobre como a doença te torna incapaz de exercer a sua função no trabalho.
Fizemos um artigo sobre o auxílio-doença e aposentadoria por invalidez indeferidas https://abladvogados.com/artigos/auxilio-doenca-indeferido-o-que-fazer/
O INSS pode ter indeferido seu benefício por incapacidade por outro motivo que não seja a perícia, como a ausência de carência. Por isso, é importante solicitar o indeferimento do pedido para saber a razão de sua negativa e como solucionar.
O INSS indefere milhares de aposentadorias e benefícios por incapacidade todos os dias, mas em muitos casos o erro não é dele e sim do segurado.
Sempre que for requerer um benefício do INSS confira previamente a documentação que irá apresentar, pois isso é determinante para o sucesso do seu pedido de concessão de benefício.
Eu te oriento a sempre procurar um advogado especialista em direito previdenciário se você for pedir a sua aposentadoria e realizar o planejamento previdenciário. O planejamento previdenciário não é gasto, é um lucrativo investimento.
Se você teve seu auxílio-doença negado, busque também um especialista. A ABL Advogados possui equipe especializada em planejamento de aposentadoria, recursos do INSS e concessões de benefícios.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Original de ABL Advogados
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…