Empresas do grupo:

Início » Aposentadoria nos Estados Unidos: Saiba como funciona

Aposentadoria nos Estados Unidos: Saiba como funciona

por Ricardo
4 minutos ler
Photo by @freepik / freepik

Segundos dados do IBGE há mais de 1,4 milhões de brasileiros vivendo nos EUA, sendo considerado o país com a maior comunidade brasileira no exterior.

Com tantos brasileiros vivendo em solo norte americano, é normal que dúvidas previdenciárias surjam quando os trabalhadores começam a montar o seu plano de aposentadoria.

Nesse post vamos falar um pouco sobre como funciona o sistema previdenciário nos Estados Unidos da América.

Social Security

Social Security, fundado em 1940 é o sistema de previdência pública dos EUA e paga benefícios a mais de 64 milhões de americanos.

Atualmente o sistema previdenciário americano está na 17º posição entre os 30 melhores sistemas previdenciários do mundo.

As regras de aposentadoria nos EUA exigem tempo de contribuição e idade mínima para que o trabalhador possa receber benefícios. Além disso, o Social Security paga aposentadoria por invalidez ao trabalhador que se acidenta.

A aposentadoria por idade nos EUA exige 67 anos para homens e mulheres, podendo ser antecipada aos 62 com um desconto no valor do benefício. Para ter direito a se aposentar é necessário ainda contribuir no mínimo por 10 anos, recebendo um valor proporcional ao tempo de contribuição.

Aqui é interessante ressaltar que no Social Security não é possível contribuir sem de fato trabalhar legalmente, como acontece aqui no Brasil, onde o INSS tem a figura do contribuinte facultativo, para aquelas pessoas que não possuem renda, mais que querem contribuir para o sistema.

A alíquota atual do Social Security é de 6,2% do salário para o empregador e de 6,2% do salário para o empregado, ou 12,4% no total.

O benefício máximo de aposentadoria depende da idade em que o trabalhador faz o requerimento de aposentadoria. Para 2020, o benefício mensal máximo de aposentadoria é:

  • 3.790,00 dólares se o trabalhador se aposentar com 70 anos
  • 3.011,00 dólares se o trabalhador se aposentar com 67 anos
  • 2.265,00 dólares se o trabalhador se aposentar com 62 anos

Dica para Brasileiros residentes nos EUA

Uma dica muito importante para os brasileiros que residem nos EUA, e não atingiram o tempo mínimo de contribuição exigido para a aposentadoria, é a utilização do Acordo Previdenciário Brasil x EUA, onde é possível, utilizar o tempo de contribuição do INSS para complementar o tempo de contribuição no Social Security nos EUA.

Contudo, o Acordo Previdenciário Brasil x EUA precisa ser analisado, caso a caso, para saber se você terá vantagens ou não em levar o seu tempo de contribuição do INSS para o Social Security nos EUA.

Outra dica muito valiosaé fazer o Planejamento da sua Aposentadoria, antes de aderir ao acordo internacional para simular como ficará o valor do seu benefício e quais são as suas  opções de aposentadoria morando no exterior.

Como especialistas no assunto, é comum presenciar o relato de muitos brasileiros que se aposentarem sem planejamento, com base apenas em informações superficiais, que perderam assim a oportunidade de ter uma aposentadoria mais vantajosa financeiramente e depois ficaram arrependidos da sua escolha.

Conteúdo original Domeneghetti Advogados Associados

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More