A aposentadoria é algo pelo qual muitas pessoas anseiam. Após trabalhar duro por toda a vida, esse momento chega para ajudar a relaxar e aproveitar bem o fruto de todo o esforço. Porém, apesar de ser tão importante, é algo que pode gerar algumas dúvidas. Vamos esclarecer então, como funciona a aposentadoria por idade e quais são as suas maiores vantagens.
Primeiramente, existem algumas condições para a aposentadoria por idade. Para mulheres, é preciso ter pelo menos 60 anos; para os homens, a idade mínima é 65. Em ambos os casos, é preciso haver uma contribuição mínima de 15 anos para o INSS.
No caso do trabalhador rural, a idade é um pouco menor. São 60 anos para os homens, e 55 para as mulheres. Nesse caso, o trabalhador não precisa ter contribuído para o INSS para se aposentar. É necessário apenas comprovar que trabalhou durante os 15 anos como segurado especial.
O cálculo para determinar o valor a ser recebido por esse aposentado também é bem claro. Nesse método, é calculado o valor-base de 70% da aposentadoria integral, que é feito a partir da média de salários durante a carreira profissional, mais 1% para cada ano de contribuição. Então, por exemplo, se uma pessoa contribuiu durante 10 anos, a sua aposentadoria terá 80% do valor integral.
Isso significa que para receber 100% deste valor é preciso ter contribuído por 30 anos. Nesse modelo, não é possível receber mais do que o valor integral, o que quer dizer que após alcançá-lo, os anos extras trabalhados não farão diferença.
Essa solução é mais voltada para trabalhadores rurais que têm algum empecilho no momento de solicitar a aposentadoria por idade. Isso porque para fazer a solicitação é preciso responder os quesitos acima.
A aposentadoria híbrida é uma resposta para essa situação. O trabalhador pode solicitar esse modelo que soma o tempo trabalhado no campo com outras atividades urbanas.
Esses modelos de aposentadoria têm diversas vantagens para certos trabalhadores.
Por conta das características ditas acima, especialmente em relação ao limite do valor imposto pelos anos de contribuição, essa aposentadoria é vantajosa para quem iniciou a trajetória um pouco mais tarde, já que não irá ter prejuízo pelo tempo perdido.
Isso pode incluir um grande grupo de pessoas, como donas de casa e autônomos, ou qualquer profissional que tenha trabalhado durante algum tempo de forma informal.
Para as mulheres, especialmente, a vantagem é ainda maior, já que com 60 anos e com contribuições feitas a partir dos 30 anos, elas garantem o valor integral.
O INSS tem a obrigação de conceder o benefício mais vantajoso para o trabalhador. Mas, para ter certeza disso, é preciso estar muito bem informado para conhecer os direitos e as obrigações da instituição do governo.
Por fim, é importante destacar que essa solução vem naturalmente acompanhada de um aumento na média de idade de aposentadoria em comparação com a aposentadoria por tempo de contribuição.
Mesmo assim, esse modelo tem vantagens para certos trabalhadores e pode ser uma ótima alternativa para quem precise. O importante é estar sempre bem informado e consciente para escolher a melhor opção para o seu caso.
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Conteúdo via Aposentadoria INSS
O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…
Entre 3 e 28 de fevereiro, empresas com 100 ou mais empregados devem informar seus…
Com o primeiro projeto de regulamentação da Reforma Tributária sancionado, o sistema tributário nacional está…
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou, em novembro, projeto…
O salário-maternidade é um dos mais importantes benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro…