INSS
Problemas na coluna é uma das maiores causas de concessão de benefícios no INSS.
O benefício concedido poderá ser o de auxílio-doença (quando o segurado pode se recuperar) ou de aposentadoria por invalidez (quando o perito entendi que a incapacidade se tornou permanente).
Mas aqui é importante ter atenção, para que o benefício seja concedido é necessário que o trabalhador não consiga mais exercer sua atividade.
Isso quer dizer não basta está doente, é necessário que a doença o impeça de trabalhar.
De acordo com o Manual de Perícias do INSS:
Incapacidade laborativa é a impossibilidade de desempenho das funções específicas de uma atividade, função ou ocupação habitualmente exercida pelo segurado, em consequência de alterações morfopsicofisiológicas provocadas por doença ou acidente.
Deverá estar implicitamente incluído no conceito de incapacidade, desde que palpável e indiscutível no caso concreto, o risco para si ou para terceiros, ou o agravamento da patologia sob análise, que a permanência em atividade possa acarretar.
O conceito de incapacidade deve ser analisado quanto ao grau, à duração e à profissão desempenhada.
Ou seja, o perito deverá levar em consideração a doença, seus sintomas e a profissão do trabalhador para poder definir a existência de incapacidade.
É uma doença que pode afetar cervical (pescoço), lombar (baixo das costas) ou toráxica (meio das costas).
Os principais sintomas são queimação, dormência e dor nas costas.
É muito comum em trabalhadores que exercem atividade carregando peso sem EPI para correção de postura.
Trata-se de doença que provoca pequenas expansões ósseas. É o famoso bico de papagaio.
Muito comum surgir em pessoas que trabalham com a postura errada. Normalmente é o caso de quem passo o dia com a coluna inclinada.
Seus principais sintomas são: dor forte, limitação de movimentos, formigamento e perda de força, da sensibilidade e dos reflexos.
Nossa coluna é formada por vértebras e discos intervertebrais.
A discopatia degenerativa causa o desgaste desses discos fazendo com que as vértebras se choquem.
Também é comum em pessoas que trabalham sentadas e que precisam inclinar o corpo para frente,como motoristas de caminhões, secretárias e dentistas.
Também se trata de doença que atinge os discos intervertebrais, causando pressão sobre os nervos e levando ao surgimento de sintomas como dor, desconforto e dificuldade para se movimentar.
Os principais sintomas são: dor, diminuição de sensibilidade, formigamento e perda de força.
O famoso torcicolo. Apesar de considerado inofensivo inicialmente, em períodos de crise pode causar intensas dores.
É muito comum em pessoas que trabalham no computador (na mesma posição por longo período) ou com os braços elevados (cabeleireiros, garçons).
Para receber o benefício pelo INSS o trabalhador deverá passar por uma perícia.
Essa perícia tem como objetivo constatar a doença, sua extensão e se o trabalhador realmente está incapacitado para seu trabalho.
Os problemas na coluna devem ser avaliados por especialistas na área, mas, infelizmente, nem sempre o INSS tem um profissional especializado nessa área.
Caso o perito do INSS constante a situação de incapacidade o benefício poderá ser pago.
Atenção: Para receber auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, o segurado além de se encontrar incapacitado para o trabalho deve cumprir a carência.
Em sendo negado o pedido de auxílio-doença, o segurado terá duas alternativas:
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Conteúdo original Maia e Santos Advogados
Foi publicada na última sexta-feira, dia 7, no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa…
A recente aprovação do projeto que adapta o Estado da Micro e Pequena Empresa à…
Uma escalada nos preços do etanol tem marcado o início de 2024, impactando diretamente o…
Existem muitas dúvidas dos trabalhadores sobre alguns adicionais, um deles é o adicional de periculosidades.…
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
View Comments
Me dê um auxílio,operei a lombar e coloquei parafuso em 2016 depois de 4 meses pedi para ser mandada embora por sentir dor em outras hérnia que tenho na coluna . Agora vou operar a cervical e por parafuso . Resumindo devido aos problemas de coluna e de joelho não voltei a trabalhar. Eu poderia receber aposentadoria ?
Prezados. Bom dia!
A pergunta é se, a Discopatia Degenerativa dá direito ao fastamento com auxílio doença, e até mesmo, se for o caso, a aposentadoria por invalidez?