A aposentadoria é um benefício garantido pelo Instituto Nacional do Seguro Saúde (INSS), para que pessoas que trabalharam por uma certa quantidade de tempo possam aproveitar o ócio.
Para pessoas que trabalham na zona rural esse direito também é um direito garantido se cumprir todos os requisitos do INSS, porém não é do conhecimento de todos que isso é um fato.
Atente-se nas dicas a seguir, pois há algumas diferenças da aposentadoria de um trabalhador de carteira assinada.
As dicas que são listadas abaixo estão sujeitas a alterações, pois estamos passando pela Reforma da Previdência, já que estamos no início de um novo mandato presidencial.
Ao contrário de outros tipos de aposentadorias, essa não há a necessidade de de contribuição para ao final receber a aposentadoria mensalmente.
Você só precisa se enquadrar na idade mínima estipulada por eles e comprovar que está em condições de trabalhador rural.
É importante destacar que para receber o benefício você deve estar ativo na atividade rural.
O tempo mínimo de trabalho é de 15 anos, porém não precisa ser contínuo, podendo somar períodos de trabalho separados. Você deve ter em conta que, que esta deve ser sua única profissão para ser possível adquirir o benefício.
Se por acaso não puder comprovar os 15 anos mínimos poderá ter direito por carteira assinada, caso tenha trabalhado na cidade, sendo que a idade mínima é de 65 para homens e 60 para mulheres.
Atente-se que se você saiu do campo faz muito tempo para morar na cidade e quer receber a aposentadoria por ser trabalhador rural, já não vai conseguir, pois deveria ter feito logo que deixou os trabalhos manuais.
Há várias categorias que o INSS permite que seja efetuada a aposentadoria mais cedo, seja pelo grau de periculosidade ou pelo desgaste que causa ao corpo.
Os trabalhadores rurais são uma dessas exceções, já que eles conseguem adquirir esse benefício antes de outras profissões por causa de danos que as atividades manuais causam nos seus corpos, o que acaba por denegrir a saúde de seus corpos.
Muitos trabalhadores ficam sem esse benefício que é seu por direito, pois não é de seu conhecimento, então cuidado e leia tudo atentamente.
Como existem várias modalidades de aposentadorias sempre fica a dúvida de qual a idade mínima para que consiga se aposentar.
Para essa categoria específica fica desta maneira:
Antes de qualquer coisa, você precisa fazer o agendamento online no site do INSS e marcar uma data para entregar todos os documentos listados abaixo:
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Conteúdo via Juros Baixos
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…