A aposentadoria como a maioria dos brasileiros devem saber, nada mais é do que o afastamento remunerado do trabalhador após não ter a mesma disposição e saúde para continuar com a sua vida laboral, o que todo mundo sabe é que para ter direito a aposentadoria, basta cumprir alguns requisitos ,e entre eles é ter tempo de contribuição e idade mínima, o que gera muitas dúvidas no brasileiro é , autônomos conseguem se aposentar?
Quais os requisitos básicos? O que devo fazer? Qual o valor que devo contribuir?
Vamos lá, hoje vamos explicar como trabalhadores autônomos podem se aposentar, as explicações a seguir são todas de acordo com a nova reforma da previdência.
QUAIS AS REGRAS PARA AUTÔNOMO?
- O trabalhador que trabalha por conta própria, que não tem carteira assinada, podem contribuir para o INSS como contribuinte individual. Não é muito diferente para o autônomo, para ele ter direito a aposentadoria, basta ter uma idade mínima e também um tempo mínimo de contribuição
EM REGRA GERAL, QUAL O TEMPO MINIMO DE CONTRIBUIÇÃO PARA AUTÔNOMO?
- Por tempo de contribuição, o autônomo adquire direto à aposentadoria com 35 anos de contribuição se homem e 25 anos de contribuição, para mulheres
PARA SE APOSENTAR POR IDADE QUAL O TEMPO MINIMO DE CONTRIBUIÇÃO PARA AUTÔNOMO?
- Idade mínima para homens; 65 anos de idade
- Idade mínima para mulheres;62 anos de idade
- Tempo de contribuição para homens; 20 anos
- Tempo de contribuição para mulheres;15 anos
QUAL O VALOR DA CONTRIBUIÇÃO E O CALCULO DO BENEFICIO.
- Primeiro passo é o autônomo se inscrever na Previdência Social como “Contribuinte Individual” fazer o cadastro no INSS para obter o NIT (numero de identificação do trabalhador), para o autônomo que já teve sua carteira assinada ele não precisara fazer um novo cadastro. Em seguida, você deve fazer o pagamento da Guia da Previdência Social, há dois tipos de contribuição:
- Plano normal: Que recolhe 20% do seu rendimento mensal, somando todos os rendimentos (se tiver mais de um).
- Plano simplificado: Que será recolhido 11% do salário mínimo vigente no caso (R$ 114,95 em 2020), o beneficio será no valor de um salário mínimo.
REMUNERAÇÃO ABAIXO DO SALÁRIO MINIMO
- Caso a contribuição for menor que o valor do salário mínimo, é preciso complementar a contribuição até atingir a alíquota referente ao piso. Se não fizer isto, você não entrará no cálculo da aposentadoria
CONTRIBUIÇÃO PARA MEMBRO DE FAMILIA DE BAIXA RENDA.
- Poderá contribuir com 5% do salário mínimo quem é membro de família de baixa renda, lembrando que, quem contribui com 5% do salário mínimo não pode pedir aposentadoria por tempo de contribuição e nem usar este tempo para outros regimes da previdência.
Dica extra do Jornal Contábil:
Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.