A Reforma da Previdência trouxe várias mudanças para quem deseja se aposentar, no artigo de hoje falaremos sobre algumas aposentadorias que você pode solicitar em 2021.
Atualmente, o INSS concede as seguintes aposentadorias àqueles que atenderem aos critérios estabelecidos por lei. São elas:
Vamos falar um pouco mais sobre algumas das aposentadorias mencionadas na lista acima.
A mais popular entre os brasileiros, a aposentadoria por tempo de contribuição é a mais simples de se entender.
Ressaltando que ela é destinada aos segurados do INSS, e nela o que é decisivo para se ter direito é o tempo em que o segurado contribuiu para o Instituto Nacional do Seguro Social.
É preciso que o trabalhador que comprove o tempo mínimo de contribuição sendo:
Caso não haja o tempo total até 13 de novembro de 2019, conforme a reforma previdenciária, o INSS analisará a possibilidade de adotar a regra de transição mais favorável.
Nesta categoria de aposentadoria são dois os principais requisitos sendo a idade do segurado e o tempo de contribuição que é o mesmo da aposentadoria por tempo de contribuição, ou seja, 35 anos de contribuições para os homens e 30 anos da mulher, que é somado com a idade do segurado.
Portanto, o direito de determinar essa categoria de aposentadoria é a soma do tempo de pagamento e da idade do contribuinte.
O plano de reforma previdenciária determinou que o padrão de pontos aumentará 1 ponto a cada ano até que os homens atinjam 105 pontos e as mulheres 100 pontos em 2033.
A aposentadoria especial é um benefício de direito do segurado do INSS que é concedido aos cidadãos que estão expostos a substâncias nocivas à saúde (como calor ou ruído) de forma contínua e de exposição que excedem os limites estabelecidos pela legislação.
Após completar 25, 20 ou 15 anos de contribuição, é possível se aposentar, dependendo das substâncias nocivas, é necessário que o cidadão tenha efetivamente trabalhado por, no mínimo, 180 meses nesse período. Períodos de auxílio-doença, por exemplo, não são considerados para cumprir este requisito.
Para se inscrever para este benefício, você deve escolher a opção de aposentadoria por tempo de contribuição ao realizar seu agendamento.
O cidadão que vai requerer este benefício deve possuir os seguintes requisitos:
A aposentadoria por idade é um benefício de direito do segurado do INSS que comprove a carência mínima de 180 contribuições, tenha 15 anos de tempo de contribuição, tenha a idade mínima de 65 anos, se homem, ou a partir de 60 anos, se mulher.
Nesta categoria de aposentadoria, é necessário além de atingir a idade mínima necessária, é solicitado cumprir outros requisitos.
Conforme o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a idade para que o segurado possa pedir a aposentadoria é de 65 anos para homens e 60 para mulheres, como já mencionei anteriormente, entretanto, isso vale apenas para os trabalhadores que tenham completado até 2019, no caso das mulheres, pois após a reforma a idade estabelecida é de 62 anos de idade para as mulheres e os homens se mantêm com 65 anos idade para recebimento do benefício.
Como mencionado anteriormente existe mais um requisito além da idade, é preciso também que o tempo de contribuição seja de no mínimo 15 anos.
Entretanto, na situação dos homens após a Reforma foi determinado que esse tempo precisa ser de no mínimo de 20 anos.
Ressaltando que a contribuição pode ter sido recolhida por meio do registro CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) ou como autônomo que faz o pagamento mensal à Previdência Social.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…