Quando nos aposentamos é comum pensarmos que temos um único benefício com a chegada da tão sonhada aposentadoria que é o de não precisar mais trabalhar.
Mas o que muitos não sabem é que existem diversas vantagens e benefícios garantidos para quem já contribuiu e cumpriu todas as regras exigidas pela Previdência Social.
Continue conosco e conheça 4 deles!
Muitos aposentados ainda não conhecem seus direitos que são garantidos pela previdência e com isso deixam de usufruir de diversas vantagens.
A maioria dos trabalhadores já aposentados acreditam que a aposentadoria em si e o 13° salário são os únicos benefícios que eles terão acesso após se aposentarem.
Mas saiba que existem diversos outros direitos assegurados para quem recebe esse benefício pelo INSS.
Então vamos te mostrar os 4 principais direitos para você aposentado do INSS. Confira:
Existe uma Lei específica que dá mais uma grande vantagem de isenção para pessoas com mais 65 anos de idade, isso permite que o aposentado fique livre do imposto de renda quando ganha o valor de até o dobro da faixa salarial disposta na tabela. Além disso, todas as demais faixas do IR são dobradas, reduzindo em mais da metade o valor do desconto após o aniversário de 65 anos. Da mesma forma, quem tem essa idade e ganha mais de R $3.575,74 poderá ter direito a alíquota (percentual do salário que é destinado ao governo) menor do que pagava antes de completar os 65 anos de idade, reduzindo o imposto.
O aposentado que foi exonerado ou demitido sem justa causa, e contribui para o custeio do seu plano de saúde, tem o direito de manter as mesmas condições de cobertura assistencial de que usufruía quando ainda tinha seu contrato de trabalho vigente, sem ser prejudicado. O aposentado que contribuiu para o plano de saúde por 10 anos ou mais tem o direito de se manter no plano enquanto a empresa empregadora oferecer o benefício aos seus empregados ativos e desde que não seja admitido em novo emprego. Lembrando que a decisão do aposentado de se manter no plano deve ser informada à empresa empregadora no prazo máximo de 30 dias contados a partir da comunicação do empregador sobre o direito de manutenção do gozo do benefício.
Os aposentados do INSS que continuam trabalhando podem ter direito de sacar o saldo do FGTS mensalmente. Segundo informações da Caixa Econômica, os aposentados podem ter acesso às contas do FGTS todo mês desde que continuem com a carteira assinada na empresa em que prestavam serviço quando se aposentaram. Se caso o aposentado mudar de registro depois da aposentadoria, ele passará a seguir a diretriz padrão, como isso o dinheiro poderá ser retirado somente após a rescisão contratual sem justa causa
Sabe-se que, antes da reforma, uma pessoa poderia receber integralmente dois benefícios, como aposentadoria e pensão por morte, por exemplo. Assim, um aposentado poderia receber pensão por morte, bem como um pensionista poderia se aposentar. Porém com a reforma da previdência essas regras sofrem algumas mudanças. Pela nova regra, o aposentado que tiver direito ao acúmulo de benefícios poderá receber o valor integral do benefício que for mais vantajoso e uma parte do que for menor.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…