A taxa de juros do empréstimo consignado para Aposentados e Pensionistas INSS ficará mais barata. Com a redução da taxa de juros e novo prazo limite para pagamento, as parcelas descontadas direto do benefício serão ainda menores.
Saiba em detalhes os principais pontos e quando as mudanças entrarão em vigor.
Nova taxa de juros do Empréstimo Consignado
Depois de mais de 2 anos, a taxa de juros do Consignado INSS terá novo teto em 2020. A diminuição é parte do pacote das medidas adotadas pelo Conselho de Previdência Social (CPS) para minimizar os efeitos da pandemia do Covid-19 (Coronavírus).
Leia também: Coronavírus: Governo suspende Prova de Vida e antecipa 13º salário INSS
Como afirmado pelo secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, a mudança deve beneficiar quem mais precisa:
A projeção é que essas medidas injetem R$ 25 bilhões na economia. A população brasileira, especialmente a parcela mais vulnerável, precisará acessar crédito mais facilmente e com melhor taxa de juros
Os novos contratos de empréstimo contarão, portanto, com novas taxas de juros nominal.
![cnae](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2020/02/calculadora.jpg)
Taxa de Juros do Empréstimo Consignado 2020
A taxa de juros nominal de 2,08% ao mês será reduzida para 1,80% ao mês. Vale lembrar que, conforme definido em Portaria do INSS, o teto limita o valor máximo da taxa de juros nominal, no entanto, o custo de um empréstimo é dado pelo CET (Custo Efetivo Total). Assim, é preciso sempre considerar o CET como custo final, ao solicitar um empréstimo.
Esse é o valor que deve ser avaliado também para o comparativo entre bancos ou modalidades de crédito.
Taxa de Juros do Cartão de Crédito Consignado 2020
A nova taxa de juros do cartão de crédito consignado será de 2,70% ao mês, frente aos 3,00% cobrados atualmente.
O cartão consignado é similar ao empréstimo. A fatura também é descontada automaticamente, limitada à margem consignável de 5%. Quando os gastos são superiores, o valor adicional pode ser quitado a parte.
Taxa de juros do Empréstimo Consignado
A última redução da taxa de juros desta modalidade ocorreu em setembro de 2017. A taxa do empréstimo consignado passou, na época, de 2,14% para 2,08% e a do cartão de crédito, de 3,60% para 3,00%.
As novas taxas são, portanto, as menores dos últimos anos e da série histórica.
Novo prazo para pagamento
Além da taxa, o CPS também decidiu alterar o prazo para pagamento da dívida. O prazo máximo do Consignado INSS deve passar dos 72 meses atuais, para 84 meses, ou seja 7 anos. O novo prazo é próximo ao 96 meses do Consignado Público.
Com prazo estendido, Aposentados e Pensionistas INSS poderão contratar crédito consignado, pagando parcelas serão menores. O cuidado é sempre lembrar que quanto maior o prazo, maior o CET, embora as parcelas sejam diluídas ao longo do tempo.
Os novos valores das taxas de juros para empréstimo consignado e cartão de crédito do INSS, serão publicados em ato oficial nos próximos dias. Isso também vale para o novo prazo. Portanto, somente os novos contratos realizados a partir da data da publicação oficial terão esses valores.
Alteração da Margem Consignável
Ainda em discussão, o Governo também propôs o aumento da margem consignável, ampliando de 35% para 40%. A divisão corresponde a 35% para empréstimos e 5% para o cartão consignado.
A margem consignável é o total do benefício que pode ser comprometido mensalmente com esse tipo de gasto. O objetivo é evitar garantir o acesso a linhas de crédito mais baratas, mas evitar o endividamento.
O que não muda
Para garantir o empréstimo consignado, os beneficiários precisam respeitar algumas regras estabelecidas como ter:
- benefício consignável e desbloqueado para o empréstimo consignado;
- margem consignável disponível;
- no máximo 80 anos, 11 meses e 29 dias;
Pelas novas regras do consignado INSS, os recém-aposentados precisam aguardo o prazo mínimo de 90 dias para ter acesso a essa linha de crédito. Todos o benefícios concedidos a partir de Dezembro de 2018 ficam bloqueados para empréstimo automaticamente por 180 dias.
Leia também: Como bloquear e desbloquear o Empréstimo Consignado INSS?
Dessa forma, os interessados precisam em contratar o empréstimo ou cartão consignado, precisam solicitar o desbloqueio junto ao INSS.
Fonte: BXBLUE