Chamadas

Aposentados podem multiplicar várias vezes o valor que recebem do INSS

A revisão da vida toda está para ser decidia pelo Supremo Tribunal Federal (STF), para conhecimento do leitor, caso seja aprovada, a revisão será válida para os trabalhadores que se aposentaram após 1999 e que não puderam computar em seu benefício os salários de contribuições anteriores a 1994, pois o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizou o cálculo com valores recolhidos apenas após o início do Plano Real.

Ou seja, os trabalhadores que recebiam valores maiores antes da aplicação do plano real foram profundamente afetados com o novo cálculo do INSS. Sendo assim a revisão da vida toda se trata do recálculo da média salarial, considerando todos os salários de contribuição do trabalhador, mesmo aqueles antes da entrada do Plano Real em julho de 1994.

Contudo, é necessário verificar se a revisão pode ser benéfica para o trabalhador, para isso será necessário avaliar principalmente se o trabalhador teve bons salários antes de julho de 1994, ou se ainda ficou vários meses ou até anos sem contribuir para o INSS após 1994.

Julgamento do STF

A constitucionalidade da revisão da vida toda está em pauta pelo STF. Muitos segurados estão recorrendo a processos para conseguir os valores, mas é importante deixar claro que é preciso muita atenção quanto a revisão, pois não há garantia de aprovação da Corte em prol dos aposentados.

Durante votação no Supremo, os 11 ministros, inclusive chegaram a virar a votação, em quatro a três, indo contra os aposentados. Contudo, agora a votação está empatada com cinco votos contra e cinco a favor. No entanto, a votação foi adiada, pois, o ministro Alexandre de Moraes pediu vista.

O prazo para a devolução do processo é de dez dias, sendo assim, após o período, os pedidos precisarão ser motivados e justificados, contudo, ainda existe o risco de engavetamento.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

DeepSeek: Entenda a disputa tecnológica entre a China e os EUA

As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…

48 minutos ago

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

8 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

13 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

16 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

21 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

22 horas ago