Chamadas

Aposentados vão receber 14° salário do INSS em 2021?

Com os avanços no pagamento da antecipação do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos aposentados e pensionistas, um tema volta a ser abordada, sobre a possibilidade do governo disponibilizar uma medida em apoio aos segurados da Previdência, tendo em vista que existem dois pesos para a antecipação. 

O primeiro deles referente a ajuda extremamente importante nesse período de pandemia e a segunda em que os segurados estarão descapitalizados no final do ano sem acesso a qualquer benefício natalino a não ser o valor do próprio benefício.

Antecipação do 13º salário

No ano passado o governo federal optou pela antecipação do 13º salário do INSS assim como este ano. Conforme projeção do governo, a medida procura minimizar os impactos da pandemia, sob a perspectiva de que o abono possa movimentar o PIB nacional.

Conforme previsão do governo a antecipação do 13º salário deve injetar mais de R$ 50 bilhões a economia do país. O pagamento do abono natalino costuma ser pago em duas parcelas, sendo a primeira em agosto e a segunda em novembro. No entanto, este ano a primeira parcela foi disponibilizada em maio e a segunda parcela vem sendo liberada agora em junho.

No entanto, com o avançar dos pagamentos relativos ao 13º salário, muitos aposentados e pensionistas voltam a questionar sobre a possibilidade de pagamento de um abono extra no final do ano, como um 14º salário aos segurados.

Quais as chances de um 14º salário

É importante recapitular que a possibilidade de pagamento de um 14º salário do INSS surgiu ainda em 2020 através do Projeto de Lei (PL) 3657/2020 que tem como relator o senador Paulo Paim (PT-RS). A medida surgiu devido à antecipação do 13º salário no mesmo ano, em favor aos segurados do INSS.

No entanto, a medida que acabou não sendo levada adianta devido à inércia por parte da ala parlamentar, ainda pode ser votada em 2021, inclusive, o senador Paulo Paim continua em defesa da medida.

Contudo, as hipóteses de que a medida seja aprovada este ano é praticamente nula. Primo é necessário a compreensão de que uma medida como está pode representar um gasto de bilhões aos cofres públicos, onde seria necessário um estudo profundo para viabilizar um orçamento para custear a medida.

Além disso, outras vezes não há interesse parlamentar sobre o projeto, e em primeiro momento é necessário o interesse do parlamento para que uma medida como essa ganhe forças e chegue a ser apreciada pelos órgãos competentes, de modo a executar uma possível votação.

Em alguns casos não há interesse parlamentar sobre a medida e em outros momentos não há agenda disponível para apreciação da medida.

Além disso, muitas vezes não há interesse parlamentar sobre o tema, e é necessário a iniciativa do parlamento para que a medida possa ganhar força, sendo necessário conciliar a agenda legislativa para encaixe da matéria e o esforço dos parlamentares quanto ao favorecimento da medida. Não sendo um caminho fácil.

Outras vezes, existem obstáculos aos acordos políticos que desejam tirar o máximo proveito de uma questão ou de outra. Quando o governo ou membros da oposição defendem algo, eles certamente encontrarão algumas dificuldades no processo.

Logo, apesar de ganhar nova “mídia” sobre o tema, a medida que viabiliza o 14º salário aos segurados que recebem o auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte e auxílio-reclusão não deverá ser aprovada e liberada aos segurados este ano.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

28 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago