Preparamos este artigo para você que pretende abrir uma empresa e não sabe por onde começar, montamos algumas sugestões e dicas do que você precisa saber.
Na maioria das vezes esse sonho de empreender é desmotivado, por ser muito burocrático e por ter muitas regras e documentos.
Mas o que muitos não sabem é que existem regras mais fáceis de abrir uma empresa.
São vários negócios interessantes para começar neste ano, mas existem alguns ramos que sempre crescem mais rápido, como a área da alimentação, de acordo com o Sebrae esse é o maior ramo do Brasil!
Dentro desse nicho, vamos mostrar algumas ideias para você começar analisar:
É importante que você tenha em mente com qual tipo de produto você vai trabalhar e logo tente conhecer melhor sobre esse ramo, e, se possível, converse com outros empreendedores da área da alimentação.
Antes de você dar o primeiro passo, é necessário muito planejamento para que a sua empresa permaneça aberta por muito tempo! Por isso fique atento a essas dicas:
A. Escolha um bom contador: Você vai precisar do conhecimento extensivo de um bom profissional, mas você também precisa de um conhecimento básico para não ser enganado:
B. Coloque uma cláusula de saída no contrato para os sócios (e isso inclui você mesmo): Ninguém consegue prever o futuro, esteja preparado para a saída de todos do empreendimento;
C. Faça um plano de negócios: Teste, na teoria, todos os seus passos, assim você evita problemas reais.
A princípio abrir uma empresa pode parecer burocrático e o número de documentos que você vai precisar pode assustar, porém, não desanime, os resultados podem ser muito gratificantes.
A. Contrato social: O que é contrato social? O contrato social é um documento que detalha a participação de capital, por exemplo, além de permitir integração no Simples Nacional, um benefício de redução de impostos para Microempresas e Micro Empresas Individuais ( MEs e MEIs).
B. Registro na junta Comercial: Esse processo depende da cidade e, principalmente, do estado onde você está, incluindo os gastos para isso.
C. Alvará de funcionamento: Fique atento a este, ele não é tão difícil de conseguir se comparado à dor de cabeça que você pode ter se abrir as portas sem ele.
D. Inscrição nos Órgãos de Regulação Estaduais e Municipais: Esse também depende do local onde você está, pesquise nas repartições públicas da sua cidade, informe-se antes de tomar qualquer atitude.
É importante que você fique atento a estes fatores na hora de abrir uma empresa:
Portanto, pesquise sobre, converse com outros empreendedores, faça perguntas e o primordial, sempre separe as finanças pessoais das finanças da pessoa jurídica.
Junte os valores necessários com calma antes de abrir as portas, tenha disciplina e planejamento, com essas duas palavras a sua empresa pode resultar em sucesso.
Agora é hora de botar a mão na massa, é hora de criar estratégias de marketing para ganhar visibilidade e construir uma cartela de cliente.
A nossa dica é que você comece tendo disciplina e planejamento, duas palavras para a entrada do sucesso.
DICA EXTRA DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.
Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.
E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.
Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…