Existe um código que todos os aposentados, pensionistas e demais beneficiários são identificados através dele, ele é enviado junto com a carta de concessão e pode ser utilizado também para consultar o benefício do INSS, porém em algumas situações esta consulta pode ser feita de outra forma, a partir do CPF (Cadastro de Pessoa Física).
Hoje vamos ensinar em como consultar o benefício do INSS, informando o CPF através dos canais digitais de autoatendimento!
Agora vamos explicar os detalhes de cada uma dessas opções:
Através do Meu INSS é possível consultar muitos serviços de forma gratuita, estes serviços é disponíveis para os aposentados, pensionistas e até mesmo para os não-segurados, que podem conferir suas informações previdenciárias, consultar benefícios e realizar agendamentos e solicitados.
Para ter acesso ao seu benefício o usuário deve fazer login por meio de uma conta de acesso único do governo, mas no primeiro acesso é necessário confirmar algumas informações cadastrais.
Logo quando efetuar o login, selecione “meu benefício”, na tela inicial, se você estiver mais de um benefício vinculado ao CPF, o processo para consultar o benefício do INSS é o mesmo.
Cada benefício tem um número único, portanto vale se atentar ao benefício correto que o usuário deseja consultar.
Se você não conseguir fazer a consulta ou não estiver meios, você poderá solicitar o atendimento na Central Telefônica do INSS, no número 135.
Nesta ligação você deve informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais, estas informações serão utilizadas para evitar fraudes e proteger os dados pessoais e financeiros.
Se esta realização for realizada por telefones fixos ou públicos ela não terá valor, mas já para celulares o custo é equivalente a uma ligação local.
O atendimento está disponível de segunda à sábado, de 7h às 22h.
Esta é uma opção para aqueles que desejam consultar o benefício do INSS, para dar prosseguimento ao atendimento basta clicar no guia INSS no topo da página e no menu à esquerda escolher a opção “Consulta de Situação de benefício”, em seguida toque no botão “Acompanhar Pedido” e a página será redirecionada para o Meu INSS.
Qualquer cidadão que precisar acompanhar à distância em como anda o processo de concessão do benefício solicitado junto ao INSS, ele poderá consultar através do CPF, esta é uma alternativa para aqueles que não tem o número do NIS, do benefício ou desejam obter informações mais rapidamente.
Lembrando que o número deste benefício é encontrado na carta de concessão ou liberação, se você não encontrar este número, o CPF pode ser o suficiente.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Por Laís Oliveira
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…