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Aprenda a tirar o número do PIS para um novo funcionário

por Wesley Carrijo
6 minutos ler
Imagem por @cesarvr / shutterstock

Na matéria de hoje vamos explicar como tirar o número do PIS para um novo funcionário, pois, este número é a identificação do trabalhador para a Previdência Social e o Ministério do trabalho e Emprego.

Continue conosco e fique por dentro do assunto. 

Este número é pouco utilizado e por isso a maioria das pessoas não sabem como tirar o PIS/PASEP e é por isso que esse processo deve ser feito pelo próprio empregador. 

O que é o número do PIS? 

A sigla PIS é abreviatura de “Programa de Integração Social”, ele é um contribuição tributária efetuada pelas empresas para os profissionais do setor privado. 

O PIS é um benefício social concedido a trabalhadores inscritos no programa do Governo Federal.

O objetivo dele é fazer com que o funcionário esteja presente no desenvolvimento da empresa.

Para o que serve o PIS? 

Podemos dizer que  o PIS é o financiamento de um série de benefícios e direitos dos profissionais, como: 

  • Seguro-desemprego;
  • Abonos;
  • Recolhimento do FGTS;
  • Prestação de informações para o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED);
  • Participação na receita das empresas, órgãos e entidades dos profissionais das classes pública e privada.

O que deve ser feito para tirar o PIS para um novo funcionário?

A maioria dos profissionais não sabem como tirar o PIS para um novo funcionário, no decorrer do nosso texto vamos destacar os principais meios para você saber como cadastrar o PIS. 

Conectividade Social 

Este com o Certificado Digital ICP é possível fazer a inscrição no PIS de um funcionário através do site Conectividade Social da Caixa Econômica Federal. 

Lembrando que se a sua empresa for enquadrada nos regimes tributários : Lucro Presumido ou Lucro Real , para acessar o site é preciso ter o Certificado Digital padrão ICP-Brasil. 

Logo que você acessar o site com o certificado digital, automaticamente você será redirecionado para uma janela, logo selecione o Certificado Digital da Empresa pelo qual o funcionário está registrado. 

Uma vez dentro do site, você precisará selecionar a opção cadastro NIS e depois clicar em incluir Pessoa Natural, em seguida acrescente os funcionários. 

Será necessário preencher dados pessoais do trabalhador, como: 

  • CPF;
  • RG;
  • Nome dos pais;
  • Dados da Carteira de Trabalho.

É possível também pelo cadastramento em Lote 

Quando uma empresa tem mais de um funcionário esta é a opção mais fácil e rápida, para fazer isso é preciso gerar um arquivo no layout padrão da Caixa, seguindo as instruções deste documento. 

Uma vez que o arquivo for gerado é necessário enviar pelo Conectividade Social, a caixa disponibilizará esse manual para o envio do arquivo.

Veja como fazer: 

  • Acesse o portal e clique em Caixa Postal;
  • Clique em Nova mensagem;
  • Clique em Selecione o serviço;
  • Se a empresa tiver Certificado Digital padrão ICP, a opção Envio de arquivo cadastro NIS aparecerá automaticamente.

É importante lembrar que se o empregador possuir certificado digital de Pessoa Física, pelo próprio sistema da Conectividade Social, é necessário ser dada uma nova outorga para que a opção Envio de Cadastro NIS fique disponível para ele. 

Agência da Caixa 

Neste caso é necessário o preenchimento do formulário DCN -Documento de Cadastramento do NIS. 

Uma vez que for preenchido o formulário vá até uma agência da Caixa Econômica Federal e tenha em mãos o DCN e o comprovante de matrículas no CEI. 

Quando retirar a senha do atendimento você será encaminhado até a seção que realiza essa operação. 

Lembrando que o PIS de um funcionário é um direito dele e uma obrigação do empregador! 

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Por Laís Oliveira

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