Imagem por @cesarvr / shutterstock
Na matéria de hoje vamos explicar como tirar o número do PIS para um novo funcionário, pois, este número é a identificação do trabalhador para a Previdência Social e o Ministério do trabalho e Emprego.
Continue conosco e fique por dentro do assunto.
Este número é pouco utilizado e por isso a maioria das pessoas não sabem como tirar o PIS/PASEP e é por isso que esse processo deve ser feito pelo próprio empregador.
A sigla PIS é abreviatura de “Programa de Integração Social”, ele é um contribuição tributária efetuada pelas empresas para os profissionais do setor privado.
O PIS é um benefício social concedido a trabalhadores inscritos no programa do Governo Federal.
O objetivo dele é fazer com que o funcionário esteja presente no desenvolvimento da empresa.
Podemos dizer que o PIS é o financiamento de um série de benefícios e direitos dos profissionais, como:
A maioria dos profissionais não sabem como tirar o PIS para um novo funcionário, no decorrer do nosso texto vamos destacar os principais meios para você saber como cadastrar o PIS.
Este com o Certificado Digital ICP é possível fazer a inscrição no PIS de um funcionário através do site Conectividade Social da Caixa Econômica Federal.
Lembrando que se a sua empresa for enquadrada nos regimes tributários : Lucro Presumido ou Lucro Real , para acessar o site é preciso ter o Certificado Digital padrão ICP-Brasil.
Logo que você acessar o site com o certificado digital, automaticamente você será redirecionado para uma janela, logo selecione o Certificado Digital da Empresa pelo qual o funcionário está registrado.
Uma vez dentro do site, você precisará selecionar a opção cadastro NIS e depois clicar em incluir Pessoa Natural, em seguida acrescente os funcionários.
Será necessário preencher dados pessoais do trabalhador, como:
Quando uma empresa tem mais de um funcionário esta é a opção mais fácil e rápida, para fazer isso é preciso gerar um arquivo no layout padrão da Caixa, seguindo as instruções deste documento.
Uma vez que o arquivo for gerado é necessário enviar pelo Conectividade Social, a caixa disponibilizará esse manual para o envio do arquivo.
Veja como fazer:
É importante lembrar que se o empregador possuir certificado digital de Pessoa Física, pelo próprio sistema da Conectividade Social, é necessário ser dada uma nova outorga para que a opção Envio de Cadastro NIS fique disponível para ele.
Neste caso é necessário o preenchimento do formulário DCN -Documento de Cadastramento do NIS.
Uma vez que for preenchido o formulário vá até uma agência da Caixa Econômica Federal e tenha em mãos o DCN e o comprovante de matrículas no CEI.
Quando retirar a senha do atendimento você será encaminhado até a seção que realiza essa operação.
Lembrando que o PIS de um funcionário é um direito dele e uma obrigação do empregador!
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
Por Laís Oliveira
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…