Empresas do grupo:

Início » Aprenda como enviar a Declaração do MEI em 2025

Aprenda como enviar a Declaração do MEI em 2025

por Matheus Vinicius Ribeiro
3 minutos ler

Todo ano o Microempreendedor Individual (MEI) precisa enviar uma declaração informando seu faturamento do ano anterior, é bom começar a se preparar em dezembro para cumprir as obrigações de 2025.

Dezembro é o momento perfeito para começar a se organizar para as obrigações do próximo ano, deixar tudo para última hora pode ser um erro gigantesco. Portanto, quanto mais rápido você cumprir as suas obrigações, melhor vai ser para o seu negócio.

Além disso, deixar para enviar a Declaração MEI na última hora pode fazer com que o empreendedor pague multas.

O que é essa declaração?

A Declaração Anual para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei) visa informar a receita bruta anual do Microempreendedor Individual (MEI) e a contratação de empregado (quando acontecer).

Do dia 02 de janeiro de cada ano até o dia 31 de maio, os empreendedores podem enviar a DASN-Simei, enviar com atraso pode gerar multas. Mesmo que você tenha iniciado seu MEI em dezembro, você já deve cumprir a sua obrigação no próximo ano.

Entretanto, quem abrir um MEI a partir de janeiro de 2025, só estará obrigado a enviar em 2026 ou caso encerrar seu CNPJ.

Multa

Deixar de enviar a Declaração Anual do MEI em 2025 pode trazer problemas, os empreendedores que negligenciarem essa obrigação vão precisar pagar uma multa, por este motivo é recomendado realizar o envio em janeiro.

Ao enviar a DASN-SIMEI atrasada, o MEI pagará uma multa de, mínimo, R$ 50,00. O boleto para pagamento da multa é gerado no momento do envio da declaração e você poderá fazer o download junto com o recibo de entrega;

A uma multa de 2% a cada mês de atraso, com o limite de 20% sobre o valor total dos tributos declarados. Caso o pagamento seja feito em até 30 dias, a multa será reduzida em 50%, totalizando R$ 25,00.

Como enviar a Declaração do MEI 2025?

É uma obrigação bem simples, entretanto, você precisa ter todo seu faturamento do ano anterior em mãos para enviar em 2025. Confira as suas anotações, o informe de rendimentos do seu banco, o extrato da sua máquina de cartões, enfim, anote todo seu faturamento de 2024.

Com seu faturamento bruto em mãos, siga os próximos passos para enviar a sua declaração:

  • Acesse o site do Simples Nacional na aba DASN-Simei (clique aqui) e preencha seu CNPJ;
  • Preencha todas as informações solicitadas (faturamento bruto e se você teve funcionário);
  • Enviar a sua declaração.

Lembrando, o envio da declaração é bem simples, mas se atente aos detalhes e não se esqueça de informar corretamente todas as informações solicitadas.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More