Empresas do grupo:

Início » Aprovado no senado a suspensão dos pagamentos do Fies até o final deste ano. Entenda

Aprovado no senado a suspensão dos pagamentos do Fies até o final deste ano. Entenda

por Lucas Machado
2 minutos ler

Foi aprovado no Senado nesta quarta-feira (05) a suspensão dos pagamentos do Fies até 31 de dezembro de 2021. Visando facilitar a permanência dos estudantes nas universidades, frente aos impactos socioeconômicos gerados pela Covid-19.

O pagamento das dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil, mais conhecido como FIES, já tinha sido prorrogado ano passado, mas só esteve em vigor até dezembro de 2020. Para este ano, a proposta  do senador Jayme Campos (DEM-MT), irá para análise na Câmara dos Deputados, se aprovada, ficará em vigor até o fim do ano. 

Para o senador do Partido Democratas, é importante preservar a educação formal e a qualificação profissional para o desenvolvimento do país. “Afinal, não há saída para o país sem educação”, afirma Campos. 

Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

O relator da proposta, senador Dário Berger (MDB-SC), foi o responsável pela prorrogação até dezembro. Antes a medida valeria a partir do dia 1º de janeiro e iria até julho. Berger argumentou, que como já estamos em maio e a suspensão ainda não foi aprovada, é justo que ela se estenda até dezembro.

Hoje já são cerca de 3 milhões de universitários dependentes do Fies, para ter a oportunidade de ingressar e concluir o ensino superior. 

 “A prorrogação da suspensão de pagamentos ao Fies prevista no projeto ajudará a manter os vínculos de estudantes com as instituições de ensino em que se encontram matriculados hoje. No entanto, ela também servirá para amenizar a já difícil situação em que se encontram muitos estudantes egressos da educação superior, tendo em vista o quadro que assola o País, sobretudo entre a população mais jovem.” afirma Dário Berger.

Conteúdo por Lucas Machado

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More