O cumprimento das obrigações contábeis e fiscais fazem parte de qualquer empresa, e, para manter uma empresa em dia, é fundamental saber como a apuração de impostos do seu empreendimento funciona.
A apuração é um cálculo dos impostos que a empresa deve pagar, os impostos podem ser estaduais, municipais ou federais, e dependem de vários fatores.
Explicaremos melhor o que é e como funciona a apuração de impostos das empresas nos próximos tópicos. Acompanhes este artigo até o fim e se informe!
A apuração de impostos é o conjunto de rotinas usadas para manter, organizar e garantir o cumprimento das obrigações fiscais, a apuração e cálculo dos impostos obrigatórios.
Simplificado, a apuração determina quais são os impostos que devem ser pagos, o valor deles e em qual data eles devem ser pagos.
A apuração de impostos normalmente é um dever do setor financeiro de uma empresa, é preciso bastante atenção e conhecimento para realizar esta tarefa.
Profissionais que realizam a apuração de impostos devem conhecer as leis tributárias, se atualizar constantemente e conhecer quais são as obrigações da empresa.
Pagar os impostos corretamente pode ter muitos benefícios para uma empresa, decidimos destacar alguns dele para vocês:
Os impostos de uma empresa estão diretamente ligados ao regime de tributação da mesma, já que, dependendo do regime tributário, as obrigações podem ser completamente diferentes e as alíquotas também.
O regime tributário de um empreendimento pode ser o Lucro real, Lucro presumido ou o Simples Nacional
Um planejamento tributário feito corretamente e a escolha certa do regime tributário podem te ajudar a diminuir a carga tributária da sua empresa e te auxiliar a realizar a apuração de impostos mais facilmente.
A importância da apuração de imposto mora na responsabilidade que essa tarefa têm, realizar o cálculo correto dos impostos que devem ser pagos e pagar eles no prazo pode evitar muitos problemas.
Pagar os impostos corretamente pode evitar que a empresa pague multas e juros, seja investigada e até mesmo pode evitar que uma empresa feche as portas, portanto, essa é uma tarefa fundamental.
Como citado acima, os impostos podem ser diferentes dependendo do regime de tributação e de outros fatores, as alíquotas também podem variar, então, se deve prestar bastante atenção na apuração.
Veja abaixo uma lista com os principais impostos para as empresas brasileiras:
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…