Imagem Canva
Ingressar em um curso superior traz muitas expectativas, como a escolha de uma carreira dos sonhos e a chance de crescer fazendo o que se gosta por anos.
No entanto, além das esperanças que acompanham a vida acadêmica, um dos principais desafios para os estudantes, especialmente os que estão prestes a se formar, é o processo de inserção no mercado de trabalho, que pode ser rápido ou mais demorado.
O mercado de trabalho costuma oscilar bastante. Em um momento, tudo parece promissor, e de repente, as oportunidades diminuem. No entanto, alguns cursos universitários têm a vantagem de se mostrarem mais resistentes a crises e recessões.
Para entender melhor esse cenário, é importante olhar para os dados de empregabilidade no Brasil. Em 2023, por exemplo, a taxa de desemprego foi de 7,8%, o nível mais baixo desde 2014, quando o país registrou 7%.
Leia +: As 16 faculdades que fazem mais milionários no mundo
Se você está cursando uma faculdade e quer entender melhor o cenário atual do mercado de trabalho, temos uma informação interessante para compartilhar. O Instituto Semesp, em parceria com a Simplicity, realizou uma pesquisa que aborda justamente esse tema.
A pesquisa foi direcionada a profissionais recém-formados, questionando se já estavam empregados e, em caso afirmativo, qual curso haviam escolhido.
Com base nas respostas, foi possível identificar quais faculdades têm maior taxa de empregabilidade entre formados e recém-formados, e os resultados foram os seguintes:
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…