Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou um verdadeiro pente-fino para este mês. A intenção é analisar mais de 100 mil benefícios, para reduzir o número de fraudes em sua folha orçamentária. O benefício de incapacidade temporária é o mais visado pelo INSS.
Estão sob a mira do Instituto os segurados do auxílio-doença que serão avaliados pelos servidores que tentarão encontrar alguma irregularidade, ou se as exigências que validam a concessão estão sendo cumpridas. O objetivo é cortar os beneficiários que apresentem indícios de ilegibilidade mediante as regras determinadas por cada abono.
As exigências são:
O segurado que estiver com irregularidades no cadastro, será notificado pelo INSS antes que o pagamento seja suspenso. As notificações estão sendo enviadas por SMS e e-mail convocando o titular para se apresentar e explicar os erros detectados.
O INSS observa na maioria das vezes, documentos que estão faltando, que estejam ilegíveis ou desatualizados.
Veja a lista de documentos exigidos para o auxílio-doença:
Documento original de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS);
Documentos médicos originais do beneficiário (exames, laudos, receitas para comprovar a doença e o tratamento)
Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda), se houver;
O procurador ou representante legal, se houver, também deve levar documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF.
Enquanto o INSS se prepara para o pente-fino, a Associação dos Médicos Peritos da Previdência (ANMP) entraram na justiça com uma ação coletiva pedindo a suspensão do pente-fino dos benefícios por incapacidade temporária.
Os peritos acreditam que o programa revisional é uma “imprudência” sanitária social e econômica, já que o Brasil se encontra ainda sob os efeitos da pandemia.
“Não faz sentido um programa de revisão nesse momento. Os cidadãos tiveram que recorrer a programas sociais para sobreviver em meio ao caos econômico imposto pela pandemia do coronavírus. O próprio governo criou mecanismo de segurança de concessão de renda para evitar o maior empobrecimento da população”, diz Francisco Eduardo Cardoso Alves, vice-presidente da ANMP.
A preocupação da ANMP é o aumento da transmissão de covid-19 em virtude da aglomeração de segurados nas agências da Previdência Social.
Em, 2020, houve um acordo para o retorno do atendimento presencial que pedia a redução no número de atendimentos presenciais, para reduzir o risco de contaminação pelo vírus, protegendo tanto os servidores quanto os segurados.
A preocupação está maior devido à variante Delta, por ser mais severa e de maior contaminação.
“Há ainda a potencialização de casos com a cepa Delta. Por isso, consideramos um péssimo momento para aglomerar idosos em um local fechado”, destaca Francisco.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…