Categories: DestaquesNews Yahoo

Até agosto contribuintes ganharam 52% dos recursos no Carf

Dos quase 6 mil recursos julgados entre janeiro e agosto de 2016 no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), os contribuintes tiveram sucesso em 3.118, o equivalente a 52% das decisões proferidas no período. Já a Fazenda Nacional registrou 2.878 vitórias (48%), de acordo com relatório publicado pelo próprio órgão nesta quarta-feira (26/10).

O levantamento limita-se aos números totais que tramitaram no conselho, sem informar os valores discutidos nos processos. Quando os casos chegam à Câmara Superior, o cenário deixa de apresentar margem tão próxima: a Fazenda teve resultado positivo em 64,1% dos recursos especiais (743 dos 1.159 julgados), ante 35,9% no lado oposto.

Não há dados oficiais de outros períodos para comparar os resultados. A publicação foi anunciada como uma das “medidas de governança e integridade” implantadas depois que o Carf foi alvo de investigação sobre suposta venda de decisões administrativas, na operação zelotes.

Harmonia interna
Ainda segundo a publicação, foram julgados 5.996 recursos até agosto deste ano, sendo 4.027 (67,2%) por unanimidade. As decisões por maioria de votos ocorreram em 1.564 (26,1%) dos casos, enquanto 417 (7%) recursos foram concluídos com votos de qualidade – quando o presidente da turma vota duas vezes, para desempatar.

Na Câmara Superior, o índice de votos de qualidade chegou a 3,9%. O relatório destaca 20 temas que tentaram uniformizar a jurisprudência da corte administrativa: em pelo menos 18, o desempate acabou favorecendo a Fazenda.

O Carf afirma que as decisões “confirmaram o tratamento dado às matérias pelas turmas ordinárias nas situações em que a jurisprudência se encontrava consolidada”. Entre os assuntos da lista estão juros sobre multa de ofício, juros sobre capital próprio, coisa julgada na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), ágio interno, contribuições previdenciárias e lucros de controlada no exterior.

O relatório analisa ainda o julgamento de 602 processos pela sistemática de recursos repetitivos nas 2ª e 3ª turmas da Câmara Superior. Com informações da Assessoria de Imprensa do Carf.

 

Fonte: Conjur

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

9 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

10 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

11 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

13 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

14 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

14 horas ago