O calorão que chegou em boa parte do Brasil na última semana do inverno parece que não vai dar trégua! O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já avisou: o alerta vermelho por causa das altas temperaturas vai continuar até terça-feira (26), podendo se entender até a próxima quarta (27) em 11 estados e ainda no Distrito Federal.
Desde o dia 18, tá fazendo um calor de rachar em lugares como São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e até no norte do Paraná. E não para por aí, no Centro-Oeste, em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal o sol também tá forte! Lá no Norte, o Tocantins e partes do Pará estão sentindo o calor, e no Nordeste, Bahia e Maranhão são os mais afetados.
O meteorologista do Inmet, Heráclio Alves, diz que esse calor todo é bem comum nesta época do ano, quando o inverno tá indo embora e a primavera tá chegando, especialmente na primeira metade da primavera. É que normalmente chove menos, o ar seco aparece mais e não tem muita nuvem no céu, então, claro, fica mais quente.
Esta leva de altas temperaturas é fruto das circunstâncias climáticas predominantemente áridas, somadas a uma elevação da exposição solar, potencializada pela rebaixamento atmosférico, um evento que barra a formação de nuvens e potencializa o aquecimento do ar.
O Inmet aciona um sinal de alerta quanto a significativos riscos de incidentes e impactos negativos à saúde das pessoas, dadas as intensas temperaturas.
Este aviso está ligado à vigorosa onda de calor na região Centro-Sul do Brasil, sinalizando a mudança do inverno para a primavera, que se inicia neste sábado (23).
Segundo o Inmet, esta elevação de temperaturas é ligada ao evento climático El Niño e às alterações climáticas originadas pelo incremento na liberação de gases de efeito estufa na atmosfera.
É altamente plausível o surgimento de novas levas de calor intenso, particularmente ao longo de outubro. Isso implica que sistemas de alta pressão atmosférica podem novamente permanecer fixos sobre o Brasil em diferentes intervalos, até o término da primavera, propiciando novos cenários de bloqueio atmosférico e subsequentes ondas de calor.
Outubro naturalmente apresenta temperaturas mais elevadas na maior parte do Brasil e é mais quente que setembro. Deste modo, é possível que temperaturas ainda mais altas do que as registradas nesta semana venham a ocorrer durante o mês de outubro.
A partir de hoje, quarta-feira, dia 05, os trabalhadores brasileiros já podem consultar informações relativas…
Com o início do ano, muitos indivíduos aproveitam para revisar suas finanças e estabelecer novas…
O Sport Club Corinthians Paulista, um dos clubes de futebol mais populares do Brasil, anunciou…
Para se manter como Microempreendedor Individual (MEI) em 2025 é preciso entender as diversas regras…
Uma informação importante, mas que nem todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social…
A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) acaba de passar…