Imagem por @superstocker / freepik
O empréstimo consignado é uma das formas mais utilizadas pelos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de conseguirem um dinheiro extra, seja para o pagamento de contas ou ainda para realização e compra de um bem pessoal.
A margem do consignado, atualmente é de 40%, onde os segurados podem comprometer até 40% do valor total do benefício que recebem com empréstimos, sendo 35% destinado à contratação de empréstimos e 5% para a utilização de cartão de crédito.
No entanto, é preciso lembrar que essa margem de 40% não é permanente, ou seja, os segurados nem sempre vão conseguir comprometer até 40% do valor do benefício com a contratação de empréstimo.
A margem regular para a contratação de crédito consignado é de 35%, sendo 30% destinado à contratação de empréstimos e 5% com a utilização de cartão de crédito.
A margem atual de 40% foi ampliada pelo governo por meio lei nº 14.131, visando permitir que o público de aposentados e pensionistas, tenham acesso a uma operação de crédito com taxas mais acessíveis durante o período de pandemia da Covid-19.
No entanto, essa nova margem está próximo de acabar, isso porque a lei nº 14.131 determinou que a margem de crédito consignado de 40% esteja disponibilizada aos segurados do INSS até o dia 31 de dezembro de 2021.
Assim, no dia 1º de janeiro de 2022, a margem que estará disponível não será mais de 40%, mas sim de 35%, ou seja, aqueles segurados que ainda não realizaram a contratação de um novo financiamento e já comprometeram parte do benefício com empréstimo talvez fique sem limite para contratação no ano que vem.
Vale lembrar que a margem atual de 40% para contratação de empréstimo consignado também está valendo para servidores públicos ativos, inativos e militares.
Os segurados do INSS podem conferir e consultar a margem consignável disponível, os empréstimos consignados que possuem em andamento e até mesmo os que já foram feitos. A consulta dessas informações pode ser feita diretamente pela internet por meio do portal Meu INSS.
Vamos conferir como emitir o extrato previdenciário:
O relatório traz a relação dos contratos existentes assim como dos contratos já finalizados, ainda é possível encontrar outras informações detalhadas das operações e o valor da margem consignável disponível.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…