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Basta novembro se aproximar no calendário para as marcas começarem a pensar em Black Friday.
Se antes a data era menos aguardada pelos brasileiros, ao longo dos anos, o interesse aumentou.
De acordo com pesquisa da Méliuz, ao menos 95,2% dos brasileiros estão dispostos a gastar na Black Friday este ano. Ou seja, se tornou um período de extrema importância para os varejistas e para a economia.
Na pressa e empolgação para estruturar tudo a tempo e conseguir resultados melhores do que nos anos anteriores, muitos erros podem ser cometidos. Por isso, a MATH Group, consultoria de marketing e tecnologia, elencou os principais pontos que podem prejudicar as vendas e quais as melhores soluções:
Executar um trabalho de maneira assertiva, sem dúvidas, envolve uma organização prévia. Antes mesmo de bater o martelo em toda a estratégia de vendas para a Black Friday, é preciso separar as demandas de cada setor, distribuir as responsabilidades, fluxo de aprovação e até mesmo a gestão de fornecedores.
“Ter essa precaução usando método para priorização e planejamento ajuda a evitar os erros clássicos na Black Friday e permite que o foco das ações fique concentrado no que mais importa: a venda dos produtos e serviços”, explica Marcel Ghiraldini, Chief Growth Officer da MATH Group.
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Pensar toda a estratégia de uma data tão comercial de forma solitária é algo que não mais precisa ser feito.
Hoje, os dados nos entregam comportamentos, variações e até mesmo tendências de compra. Os dados são a base para qualquer boa operação e quando não estão estruturados, não fornecem as melhores respostas.
Conhecê-los detalhadamente permite acessar informações valiosas que facilitam o planejamento e projeções necessárias para oferecer a melhor experiência durante a Black Friday.
“A análise de dados oferece diversas possibilidades de ações, como segmentação de audiência, canais de comunicação, a fim de reduzir o atrito para o cliente na jornada de compra”, complementa o executivo.
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A sua estrutura digital está preparada para um aumento de novos fluxos?
O site não pode afastar os clientes e, para isso, as falhas precisam ser previamente testadas, a fim de aumentar a estrutura digital.
Muitas marcas acabam por não aumentar a desempenho digital para a Black Friday e o site fica muito instável, devido ao aumento de fluxo.
Isso impacta negativamente não só as possíveis compras do dia, como também a credibilidade da marca.
O bom cliente é aquele que volta.
A Black Friday é uma data importante para fidelizar antigos e novos clientes.
O suporte tem de ser eficiente e imediato, os canais de comunicação precisam estar abertos e aptos para resolver os problemas.
A experiência do cliente tem de ser satisfatória por completo.
O envio de e-mails inteligentes, que conversem com o cliente, pode ajudar ainda mais no impulsionamento de vendas.
No entanto, se os e-mails foram enviados de forma estratégica, a comunicação pode ser mais negativa que positiva.
Uma dica importante é aproveitar o analytics para construir recomendações personalizadas para os clientes.
Dessa forma, a marca transmitirá a mensagem de parceria, fidelizando ainda mais o cliente.
“Se preparar é um fator decisivo para quem deseja atingir um número significativo de vendas na Black Friday, os pontos acima são mecanismos que podem auxiliar as marcas a atingirem um cenário positivo”, finaliza.
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