O CRCMS quer alertar Profissionais da Contabilidade e Empresários das Empresas Optantes pelo Simples Nacional de todo o país, quanto a obrigatoriamente dessas empresas manterem um Contador responsável e obter a contabilidade de modo tempestivo para que sirva para a tomada de decisão e para a boa gestão empresarial.
Atualmente, há auditorias de sistema de informações que permitem um cruzamento rápido das informações e operações logísticas e financeiras, movimentações de mercadorias e prestação de serviços e portanto, cabe aos empresários e Contadores o cumprimento da legislação o que evitará a exclusão da empresa do Simples e demais riscos financeiros e jurídicos.
Ser empresário é o sonho de 3 em cada 10 brasileiros, mas, para que a empresa tenha sucesso, lucros, sobrevida no mercado competitivo é essencial que o empresário conte com a experiência de um Profissional da Contabilidade, legalmente habilitado, ou seja, registrado e ativo nos CRCs de seu estado.
O regime de tributação Simples Nacional não torna o trabalho do Contador uma função dispensável ou acessória, ele é fundamental ao bom funcionamento e à organização de uma empresa, independentemente do seu porte. É, necessário que os serviços da contabilidade sejam desempenhados por um ou mais Profissionais de Contabilidade qualificados, seja um funcionário interno ou, como acontece na maior parte das empresas menores, um serviço terceirizado.
São muitas as obrigações do Contador junto às empresas do Simples. Há um conjunto de regras que devem ser vistas com atenção quando se trata de recolher impostos e tributos no regime tributário em questão, e o não cumprimento implicará à empresa o pagamento de multa.
O Contador deve estar atento, por exemplo, à obrigatoriedade de apresentar uma declaração única e simplificada de informações socioeconômicas e fiscais, à obrigatoriedade da emissão de Nota Fiscal e aos impostos que incorrerão à empresa que funciona sob esse tipo de regime fiscal, quais sejam: IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, IPI, ICMS, ISS e a Contribuição para a Seguridade Social.
Entre as suas funções estão, ainda, a de gerar balanços e balancetes, realizar a demonstração de resultados e fazer a escrituração nos Livros Contábeis (Caixa ou Diário), além de manter-se atento às mudanças e atualizações das leis que determinam o que é devido ao Fisco.
Portanto, apesar do regime fiscal em questão ser mais simplificado, a contabilidade não pode ser encarada como um processo trivial. Pelo contrário, exige tanta atenção quanto a gestão contábil de qualquer outra empresa de grande porte.
Dica Jornal Contábil: Se você deseja se tornar um especialista sobre o Simples Nacional, aprender tudo sobre todos os aspectos que envolvem a tributação do Simples Nacional. Tais como Limites de enquadramento, Sublimites, Atividades permitidas, Restrições ao Simples Nacional, Cnae impeditivos e Cnaes Concomitantes e muito mais. Nos temos o treinamento ideal pra você! Clique aqui e conheça agora!
Saudações!
Contadora Iara Sonia Marchioretto
Presidente – CRCMS
O mercado de apostas online no Brasil tem crescido exponencialmente nos últimos anos, impulsionado pela…
Se você é contador, com toda certeza está cansado de explicar para os seus clientes…
Se você está desistindo do seu Microempreendedor Individual (MEI) e já decidiu que vai encerrar…
O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…
Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…
View Comments
1) concedemos empréstimo a uma taxa de juros de 3%. se você precisar de empréstimo, por favor, volte para nós agora através deste e-mail: powerholdingslimited@yahoo.com
(2) Se você precisar de visto para viajar para o exterior, entre em contato conosco para que possamos prosseguir com o seu visto imediatamente.