Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Para ampliar o atendimento aos seus segurados, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) criou o “Atendimento Especializado”.
A medida está prevista pela Portaria Nº 908, de 9 de julho de 2021, que foi publicada no Diário Oficial da União na edição desta segunda-feira, 12.
O novo serviço pode ser utilizado quando não estão disponíveis outras opções de atendimento por meio dos demais canais remotos. Desta forma, o segurado poderá agendar e receber atendimento presencial nas agências do INSS.
Mas, é importante estar atento às situações em que você poderá solicitar o “Atendimento Especializado”. Por isso, continue conosco e veja ainda como ser atendido através desse novo serviço.
As agências do INSS estão sendo orientadas a se organizar, com o objetivo de ofertar diariamente vagas para receber os segurados que solicitarem o “Atendimento Especializado”.
O prazo é de dois dias após a publicação da portaria. Então, durante o atendimento presencial, o servidor irá verificar a situação e orientar o segurado.
Para aqueles que ainda não possuem acesso à plataforma Meu INSS, o servidor também deverá criar o login e a senha. Isso é necessário porque após o atendimento, o segurado receberá um protocolo para acompanhar sua solicitação através dos canais remotos.
Segundo o INSS, existem situações específicas que serão resolvidas através do “Atendimento Especializado”.
Elas estão relacionadas a serviços que o usuário não tenha condições de resolver através da Central 135 ou pela plataforma Meu INSS. Então, veja a seguir quais são essas situações:
Para ter acesso ao “Atendimento Especializado”, o segurado deve fazer o agendamento. A orientação do INSS é de que isso seja feito por meio da Central de Atendimento, no número 135.
Então, basta informar o desejo de receber o atendimento presencial por meio do novo serviço. Para facilitar, saiba que a sigla para o “Atendimento Especializado” é ATESP e o código do serviço é 14215.
Tenha ainda em mão seus documentos pessoais que também devem ser apresentados no dia do atendimento presencial.
Vale lembrar que através do aplicativo MEU INSS, também são oferecidos mais de 90 serviços. Veja as principais situações que podem ser resolvidas sem sair de casa:
Por Samara Arruda
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