A Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) da sua empresa é muito importante pois define algumas coisas importantes sobre o seu negócio, por exemplo, se você poderá ser enquadrado no Simples Nacional. Se você precisa entender como funciona a classificação da sua empresa, este post vai te ajudar a compreender como funciona o CNAE e se você está enquadrado corretamente. Ainda, se você está iniciando um negócio e precisa classificar sua empresa no CNAE correto, este artigo irá desembaralhar qualquer confusão que você esteja fazendo sobre esta classificação.
Vamos te explicar tudo que você precisa saber sobre o CNAE e as atividades abrangentes nesta classificação. Vamos lá!
Neste artigo você vai encontrar:
O CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), é uma lista que contém diversos códigos de atividades econômicas com critérios utilizados para realizar o enquadramento das empresas no código correto. Esta listagem foi criada com intuito de formalizar um padrão nacional para categorização de empresas pelos órgãos.
O site da subcomissão do CNAE da Secretaria da Fazenda do Paraná (SEFAZ/PR) conceitua o CNAE da seguinte forma:
A CNAE é uma classificação usada com o objetivo de padronizar os códigos de identificação das unidades produtivas do país nos cadastros e registros da administração pública nas três esferas de governo, em especial na área tributária, contribuindo para a melhoria da qualidade dos sistemas de informação que dão suporte às decisões e ações do Estado, possibilitando, ainda, a maior articulação inter sistemas.
A definição e atualização das subclasses são atribuições da Subcomissão Técnica para a CNAE – Subclasses , organizada no âmbito da CONCLA, sob a coordenação de representante da Secretaria da Receita Federal e com a participação de representantes da administração tributária das esferas estadual e municipal e do IBGE.
Se aplica a CNAE para todas pessoas (físicas ou jurídicas) que produzem bens e serviços. Desta forma, empresas e instituições privadas ou públicas são incluídas no CNAE, sejam elas do meio rural como empreendimentos agrícolas ou organizações sem fins lucrativos e autônomos.
Se você precisa saber qual é a código CNAE da sua empresa, será necessário consultar a tabela CNAE e verificar a atividade econômica principal e também as atividades econômicas secundárias (se for o caso). Para isto, siga este passo-a-passo:
Digamos que a sua empresa seja um comércio varejista, uma loja, que vende materiais de construção e seu nicho são materiais elétricos, você chegaria ao seu CNAE da seguinte forma:
2. Divisão 47: Comércio varejista;
3. Grupo 474: Comércio varejista de materiais de construção;
4. Classe 4742-3: Comércio varejista de material elétrico.
Sua CNAE, neste caso, seria a 4742-3/00.
Note que o próprio site do IBGE traz algumas informações a respeito desta classificação (CNAE). Inclusive algumas CNAE próximas que podem ser a sua correta:
Esta classe compreende:
– o comércio varejista especializado de materiais elétricos tais como: fios, cabos, condutores elétricos, chaves elétricas, lâmpadas, interruptores, tomadas e similares
Esta classe não compreende:
– o comércio varejista de peças e acessórios para aparelhos de uso doméstico e pessoal, elétricos e eletrônicos (47.57-1)
– o comércio varejista de material elétrico para veículos (divisão 45)
– o comércio varejista de artigos de iluminação: lustres, luminárias e abajures (47.54-7)
Uma vez que você já saiba o seu CNAE, caso você queira optar pelo Simples Nacional, é necessário saber se tal CNAE pode ser enquadrada no Simples. Para fazer isto será necessário consultar a Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional no site da Receita Federal. Ao abrir a resolução, verifique o Anexo I onde constam todos os códigos CNAE que não podem optar pelo Simples Nacional.
Além destes casos, não podem optar pelo Simples Nacional:
Você pode também consultar esta tabela no site do IBGE
Dica: Atenção você contador ou estudante de contabilidade, conheça nosso treinamento voltado para contadores iniciantes, ensinando na prática procedimentos contábeis que todo contador precisa saber, mas que não se ensina na faculdade.
Tudo que você precisa saber para abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs, Contabilidade, Imposto de Renda. Quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade!
Conteúdo via Quanto Sobra
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…
View Comments
Código do com @empresa.com