Atualização profissional foi destaque do X Encontro Nacional da Mulher Contabilista

O X Encontro Nacional da Mulher Contabilista levou a Foz do Iguaçu mais de 2 mil profissionais da contabilidade, que discutiram, em três dias de debates, os desafios e oportunidades do mercado contábil.

Os participantes também puderam assistir a palestras motivacionais e sobre saúde, além de conhecer a história de mulheres que fizeram a diferença em sua carreira. Em todos os painéis, os especialistas ressaltaram a importância da profissionalização e de se manter atualizado na carreira.

A profissionalização das carreiras e das empresas e a educação profissional continuada foram tema de debate nos três dias do X ENMC. Segundo Olivia Kirtley, presidente da Federação Internacional dos Contadores (Ifac, na sigla em inglês), embora hoje os desafios profissionais para as mulheres ainda existam, especialmente nos cargos de chefia, o que o mercado precisa é de profissionais preparadas.

“Nada substitui o conhecimento”, disse. Ela participou do painel O novo mercado para a área contábil: como se manter neste mercado competitivo.

“Pesquisas mostram que elas se preparam muito mais que os colegas homens antes de se candidatar a um cargo de chefia. Elas precisam se arriscar mais, porque parte do aprendizado só se adquire fazendo”, afirmou Olivia.

De acordo com a psicóloga Adriana Albuquerque, coach, professora e autora de livros sobre realização profissional, as empresas têm alterado seu modelo de liderança. “Antigamente, o estilo era o ‘manda quem pode, obedece quem tem juízo’. Hoje, manda quem sabe mais”, disse, durante a palestra de abertura do encontro.

A profissionalização foi apontada como a alternativa para que a sucessão de empresas familiares ocorra de maneira eficiente e eficaz. Segundo Ana Maria Elorrieta, membro do Conselho da Ifac, embora apenas 7% das empresas familiares desapareçam ao passar para a segunda geração, somente 4% ultrapassam a quarta.

Ela aponta o desinteresse por parte da família, a má gestão e problemas de sucessão como algumas das causas. A alternativa é a profissionalização, aponta Manuel Knopfholz, sócio majoritário da Meca Assessoria, Capacitação e Treinamento Empresarial e Educacional.

“As empresas que estão sendo bem-sucedidas têm investido cada vez mais em profissionalização, desenvolvimento de mecanismos de governança corporativa, estabelecimento de regras de família, deixando claros os limites entre essas e as empresas”, ressalta.

Knopfholz lembra que 67% das falências de empresas no Brasil ocorrem por brigas na sucessão. Para ele, é imperioso que, mesmo não atuando na empresa, o herdeiro do negócio saiba ler um balanço empresarial, por exemplo.

O acesso à educação e a formação profissional são alguns dos desafios que as mulheres precisam enfrentar.

Há países em que as mulheres ganham até 60% menos do que os homens que desempenham as mesmas funções, e, para a diretora de Prática Global de Governança, Sâmia Msadek, só a qualificação profissional pode reduzir essas diferenças, e o aspecto qualitativo da formação não pode ser relegado a segundo plano.

“O profissional da contabilidade ou de qualquer outra área que queira fazer a diferença precisa se manter atualizado e atento ao que está acontecendo, não apenas a seu redor, mas em todo o mundo”, defende.

O 10.º Encontro Nacional da Mulher Contabilista ocorreu de 12 a 14 de agosto, no Recanto Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR). Reuniu 17 palestrantes, 3 deles internacionais, além de ter promovido diversas atividades culturais. (Crédito da foto: Silvio )

jornalcontabil

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

48 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago