Visando combater a desigualdade racial presente no mercado de trabalho, empresas têm aberto cada vez mais vagas exclusivas para pessoas negras.
Partindo do pressuposto que mais da metade da população brasileira é preta ou parda (56% segundo dados do IBGE), e que grande parcela desse grupo de pessoas, apresenta dificuldades de se inserir no mercado de trabalho, sendo apenas 30% (também segundo o IBGE) destes ocupando cargos gerenciais de cooperativas, torna-se necessária medidas que vão de frente, com a falta de representatividade preta nas empresas.
Em vista disso, já se tem exemplos de empresas criando ações afirmativas que dão prioridades à inclusão dessa parcela da população dentre seus funcionários, combatendo assim a desigualdade racial no meio corporativo. Desta forma, há aumento de vagas de emprego exclusivas para pessoas negras.
Posto isto confira abaixo uma lista de empresas que já adotam esta iniciativa:
- Magazine Luiza
- Loft;
- Quinto Andar;
- Ambev
- PepsiCo
- Ebanx;
- Bayer AG;
- Accenture;
- 99Jobs;
Candidatura para vagas exclusivas de pessoas negras
Para concorrer a estas vagas, prioritariamente a pessoa deve se auto-declarar, como preta ou parda. Além disso, deve-se atender aos requisitos e habilidades que a vaga exige.
Vagas exclusivas a outras minorias
Além das vagas exclusivas para pessoas negras, também há empresas que disponibilizam a inclusão de outras minorias entre seus funcionários. Com o mesmo objetivo, de atenuar a exclusão de certos grupos no mercado de trabalho, como mulheres, deficientes, e pessoas com mais de 50 anos. Confira uma lista de empresas com essa proposta:
Para mulheres
- Banco Bv;
- B2W;
- Eaton;
- Gerdau;
Banco de vagas Para deficientes:
- Talento incluir;
- Incluir PCD;
Para profissionais com mais de 50 anos
Para estes, têm a alternativa do maturiJobs, sendo ele um banco de vagas exclusivo para profissionais que possuem idade superior há 50 anos.
Por último, mas não menos importante, cabe ser citado aqui também, o banco de vagas Transempregos, no qual oferece a inclusão exclusiva pessoas trans, com alcance por todo o Brasil.
Conteúdo por Lucas Machado