A Austrália está tomando medidas em seu orçamento para aumentar a poupança de aposentadoria das mulheres em uma tentativa de abordar a brecha de gênero nas pensões.
O governo removerá o limite de ganhos de A$450 (U$352) por mês antes que os empregadores sejam forçados a contribuir com dinheiro para os fundos de aposentadoria de seus trabalhadores até julho de 2022, de acordo com documentos orçamentários divulgados terça-feira.
A Austrália também aumentará a poupança de pensão obrigatória para 10% do salário do trabalhador a partir de 1º de julho, conforme legislado anteriormente.
O plano surge em um momento em que o orçamento nacional da Austrália visa gastos para melhorar a segurança financeira das mulheres, enquanto o país continua uma recuperação acelerada desde que sofreu sua primeira recessão em cerca de três décadas no ano passado.
O governo também anunciou aumentos nos gastos com creches para incentivar as mulheres a trabalharem.
“O governo está focado em melhorar os resultados da aposentadoria para as mulheres, aumentando a cobertura do plano de aposentadoria e tornando nosso sistema mais justo”, disse Jane Hume, ministra do Plano de Aposentadoria e Segurança Econômica da Mulher, em um comunicado.
Mesmo antes de a pandemia devastar a economia da Austrália, muitas mulheres enfrentavam a aposentadoria com menos economias do que os homens, exacerbado pela disparidade salarial de gênero e pela falta de tempo por conta do trabalho para criar os filhos.
As mulheres estão entrando na aposentadoria com cerca de 28% menos economias do que os homens, enquanto 36% das mulheres aposentadas dependem da renda de seus parceiros para bancar seus custos de vida, de acordo com dados do governo.
Os empregadores atualmente pagam 9,5% do salário bruto de um trabalhador para o fundo de aposentadoria a cada mês, mas o limite de A$450 significa que muitos trabalhadores mal pagos e informais ficaram de fora.
Enquanto cerca de 200.000 mulheres que trabalham em vários empregos de baixa remuneração se beneficiarão com a mudança, mais deve ser feito, disse Martin Fahy, presidente-executivo da Association of Superannuation Funds of Australia (Assossiação de Fundos de Aposentadoria da Austrália).
“Questões críticas de política social surgem devido aos saldos baixos das mulheres, incluindo pobreza e falta de moradia na aposentadoria”, disse ele.
“Devemos continuar a trabalhar em direção a uma reforma estrutural mais ampla para fechar a brecha e melhorar os resultados da aposentadoria para as mulheres”.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Conteúdo traduzido da fonte Pensios & Investments por Wesley Carrijo para o Jornal Contábil
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…