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Automação comercial: o segredo para a empresa do futuro

por Ricardo
6 minutos ler

A automação comercial é a utilização de softwares e ferramentas tecnológicas para automatizar tarefas repetitivas e manuais em diferentes áreas de um negócio, como marketing, vendas, atendimento ao cliente, logística e finanças.

Gerenciar a rotina no varejo é um trabalho que exige muitos esforços. Lidar com as demandas, independentemente de quão complexas são, é algo que hoje depende da tecnologia. Para isso, a automação comercial é o conceito de desenvolvimento de softwares mais importantes nos dias atuais.

Atualmente, colaboradores podem dedicar seu tempo às tarefas mais estratégicas, ou seja, àquelas em que sua capacidade de trabalho é voltada ao desenvolvimento da empresa. 

Isso só é possível porque cada vez mais trabalhos manuais e repetitivos podem ser executados por sistemas. Por isso, investir em automação comercial tem sido uma ótima alternativa aos varejistas.

No texto a seguir, vamos falar  um pouco mais sobre essa tecnologia e sua importância. Saiba quais são as vantagens de aplicar a automação em um negócio.

O que é a automação comercial?

Automatizar significa basicamente tornar automáticas, com o auxílio da tecnologia, atividades repetitivas que são desempenhadas de forma manual.

O grande diferencial é que esses sistemas são capazes de realizar esse trabalho sem a necessidade da operação de um colaborador.

Na prática, os softwares são programados para realizar uma série de demandas, desde as mais simples até as mais complexas. A questão é que a maioria desses trabalhos são manuais e excessivamente trabalhosos, o que demanda tempo.

Essa ideia visa trazer produtividade para as empresas. Com o trabalho executado com maior dinamismo e agilidade, a rotina do negócio é otimizada. 

Isso vai gerar, além de tempo para o trabalhador focar o que é mais relevante, melhor atendimento, gestão ampla do negócio e um desenvolvimento geral que traz aumento do faturamento.

A automação comercial pode ocorrer em distintas áreas de um negócio, indo desde a coleta de dados que são importantes até a criação de estratégias para manter o relacionamento com o cliente.

Quais são as vantagens da automação comercial?

Os primeiros pontos, sem dúvida, são a segurança e profissionalismo. Mas saiba que existem outras vantagens. Vamos enumerar a seguir.

Ganho de produtividade

Esta vantagem fica bem em evidência quando uma empresa realiza automação comercial. Ao utilizarem softwares que otimizam seu trabalho, os colaboradores conseguem fazer mais tarefas em menos tempo, aumentando sua produtividade.

Mais tempo para os colaboradores

Este benefício está conectado ao anterior. Quando o colaborador consegue realizar em menos tempo a mesma quantidade de tarefas que tinha antes da automação comercial, sobra mais tempo para se dedicar a outras atividades.

Padronização

Por mais que uma empresa tenha processos há em definição, sempre acontece de algumas tarefas serem executadas por colaboradores diferentes, o que pode interferir no resultado.

Com a automação comercial, no entanto, os processos são padronizados, não havendo essa distinção das maneiras pessoais que os colaboradores executam as etapas.

Menos falhas humanas

Com a automação comercial, diminui-se o risco de se cometer falhas, já que os processos se tornam mais padronizados e coerentes entre si, o que se traduz em ganhos para o negócio.

Além disso, com determinadas tarefas sendo executadas de forma automática pelos softwares, há menos interferência humana, reduzindo as chances de erros.

Monitoramento

Como os softwares de automação comercial armazenam dados de diferentes áreas e aumentam o fluxo interno deles, fica mais acessível para o gestor realizar o monitoramento desses dados.

Além disso, como os sistemas são atualizados em tempo real, os gestores conseguem ter acesso a informações atuais e de forma rápida, o que auxilia bastante na tomada de decisão.

Melhoria na gestão da empresa

Este benefício é resultante do anterior. Quando os gestores têm facilmente à sua disposição informações valiosas do negócio e que abrangem toda a empresa, consegue desempenhar melhor suas tarefas.

Eles ainda têm mais chance de encontrar falhas em processos e ter insights de melhorias, o que é excelente não só para a gestão, mas para a empresa em geral.

Velocidade dos processos

Com a automação comercial, os processos se tornam bem mais rápidos, já que muitas tarefas são feitas automaticamente e as áreas estão integradas eletronicamente.

 

Um bom exemplo é o atendimento ao cliente. Um software é capaz de armazenar todos os dados desse cliente, bem como as formas pelas quais ele já contatou a empresa e seu histórico de solicitações.

 

Dessa forma, agiliza o atendimento feito e os processos que devem ser executados pelo atendente, transformando-se em valor percebido pelo cliente que está sendo atendido.

Colaboradores menos desgastados

Como a automação comercial otimiza as tarefas desempenhadas pelos colaboradores, eles passam a ter menos problemas antes recorrentes na realização de tarefas manuais.

Além disso, estão integrados mais facilmente com os outros departamentos da empresa, agilizando a troca de informações e a realização dos trabalhos, o que se converte em menos desgastes no dia a dia relacionados a esses tópicos.

Melhoria nos resultados da empresa

Como as tarefas repetitivas passam a ser realizadas pela tecnologia, os processos se tornam mais ágeis e os recursos podem ser mais bem aproveitados, impactando positivamente os resultados do negócio.

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