O Auxílio Brasil trata-se de um benefício cotado para substituir o Bolsa Família desenvolvido durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003. A ideia da atual gestão é principalmente aumentar o valor pago pelo atual programa, além de aumentar o seu alcance.
Atualmente o Bolsa Família, paga em média aos seus beneficiários o valor de R$ 191,00, o plano do governo é implementar o Auxílio Brasil com uma cota média, por volta dos R$ 400. No que diz respeito a ampliação do benefício, a ideia é incluir 2,4 milhões de pessoas, além dos 14,6 milhões contemplados pelo programa.
Conforme informações do governo, até então, o Auxilio Brasil dará prioridade à parcela da população baixa renda que já integra o Bolsa Família, de modo que ainda não se sabe quando serão incluídos os 2,4 milhões pretendidos. No entanto, já é certo que o novo programa irá exigir a inscrição no Cadúnico.
Diante disso, independe de quando será o ingresso dos novos beneficiários, é de suma importância já garantir sua inscrição no sistema de maneira prévia. Além disso, as informações presentes no Cadúnico devem estar devidamente atualizadas.
Cabe salientar que conforme a previsão, o Auxílio Brasil deve começar ainda neste próximo mês de novembro.
Como realizar a inscrição no Cadúnico?
Para ingressar no Cadúnico é preciso que a pessoa se dirija à alguma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do seu município, portando consigo uma determinada documentação. Confira:
O titular da família precisa apresentar:
- CPF (Cadastro de Pessoas Físicas); OU
- Título de eleitor.
Os demais integrantes da família precisam apresentar algum dos documentos abaixo:
- CPF;
- RG;
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- Carteira de Trabalho;
- Título de Eleitor.
Ps: Em caso de pessoas indígenas será preciso apresentar o Rani (Registro Administrativo de Nascimento Indígena).
Vale ressaltar que é preciso estar com o cadastro atualizado no Cadúnico para receber o Auxílio Brasil. Sendo assim, caso haja mudanças em dados informados no sistema como endereço, telefone, e-mail, estado civil e renda mensal, se dirija ao CRAS e atualize suas informações, para evitar futuros prejuízos.