Marcello Casal Jr./Agência Brasil
O Auxílio Brasil é um programa de transferência de renda que engloba várias políticas públicas de assistência social, saúde, educação e emprego. O benefício deve substituir o Bolsa Família e a finalidade é atender as famílias que estão em situação de vulnerabilidade social.
Sabendo disso, muitas pessoas ficam em dúvida com relação ao trabalho de carteira assinada; pois na teoria a pessoa que tem emprego registrado na CLT e recebe um salário fixo regularmente, não se encaixa no critério de pobreza ou extrema pobreza.
Acompanhe o artigo para ficar por dentro do assunto.
O benefício não será retirado de forma automática; portanto o cidadão vai receber o dinheiro do programa por um determinado tempo, mesmo depois de conseguir um trabalho formal.
Vamos dar um exemplo para que fique mais fácil de entender:
Um beneficiário do Bolsa Família consegue um trabalho formal em junho de 2022. Nessa situação, o trabalhador pode continuar no emprego e concomitantemente receber o dinheiro do programa até junho de 2024.
Segundo o texto da Medida Provisória, esse trabalhador poderá receber um acréscimo por ter conseguido um emprego nesse período. É um tipo de indenização social e a duração dela também é de pelo menos dois anos.
Importante: Nesses 24 meses, o trabalhador pode acumular o salário, o benefício e a indenização.
Muitos parlamentares estão alegando que essa norma seria preconceituosa, pois parte do pressuposto que os beneficiários do programa são pessoas que não querem um trabalho formal.
Dar uma gratificação para quem conseguir um emprego pode soar como uma forma de dizer que quem recebe o benefício não se preocupa com isso.
De acordo com Marcelo Aro (PP-MG), essa gratificação seria um dos pontos mais importantes do Auxílio-Brasil, portanto o projeto tem que passar por essa norma.
O trabalhador que permanece no emprego por dois anos, passa a ter direito ao seguro-desemprego; mudando assim sua condição social.
Para assegurar o benefício o solicitante precisa se encaixar em alguns requisitos, são eles:
Importante: A única forma de ter acesso ao benefício Auxílio-Brasil é através da inscrição no CadÚnico, por essa razão é fundamental que as famílias que ainda não são cadastradas, realizem a sua inscrição para garantir esse direito.
A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) acaba de passar…
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…