A segunda rodada do Auxilio Brasil está prestes a começar e cerca de 14,5 milhões de pessoas devem receber o benefício nesse mês.
A principio a promessa era de que todos que estavam recebendo o Bolsa Família entrassem automaticamente no novo programa. Porém isso não aconteceu pois cerca de 148 mil cidadãos perderam o direito de receber o auxilio.
De acordo com os dados oficiais, 26 estados do Brasil registraram queda no número de usuários entre o Bolsa Família e o Auxílio Brasil.
Somente o Distrito Federal não registrou diminuição no número de usuários, o que realmente aconteceu foi um aumento no número de usuários entre outubro e novembro foram 123 pessoas.
Em São Paulo foi onde ocorreu a maior perda de usuários do programa Bolsa Família para o Auxílio Brasil foram cerca de 23,6 mil. Já no Paraná, a perda foi de 2,2% dos seus beneficiários.
Ainda de acordo com as informações oficiais, cerca de 41% do usuários brasileiros que perderam seus benefícios vieram do Nordeste.
De acordo com o Governo Federal esses cancelamentos e bloqueios acorreram porque o programa é um tanto quanto volátil e por essa razão é normal que todos os meses vários brasileiros entram e saem do programa.
Pois existem alguns requisitos a serem cumpridos para que se possa entrar e continuar no programa. De acordo com o Governo receberam o benefício no mês de dezembro as mesmas pessoas que já estavam recebendo.
Só iram ser inseridos novos participantes no mês de janeiro de 2022, pois o Governo está contando com a aprovação da PEC dos Precatórios o quanto antes no Congresso Nacional.