Na próxima semana o governo começará a pagar a primeira parcela do Auxílio Brasil — programa social de distribuição de renda que substitui o Bolsa Família.
Com a proximidade da liberação do novo benefício, assim como a busca por informações sobre sua inscrição, vamos explicar logo a seguir como realizar o cadastro e como consultar se foi aprovado.
Caso o interessado, seja um trabalhador desempregado, de baixa renda, que recebia o Auxílio Emergencial ou qualquer outra condição que o faz buscar o novo programa social os requisitos para inscrição serão os mesmos.
Assim, a principal condição para ter acesso ao novo Auxílio Brasil é estar no grupo classificado como famílias de extrema pobreza e de pobreza.
Conforme decreto publicado pelo governo, onde a renda para classificação de pobreza e extrema pobreza, para ter direito ao benefício é necessário se encaixar em algum dos seguintes requisitos:
Caso a família se classifique em uma destas condições, o acesso ao Auxílio Brasil será permitido para os interessados.
Para receber o benefício é necessário se inscrever no Cadastro Único de Informações Sociais (CadÚnico). O Cadastro Único é uma plataforma do governo elaborada para identificar as famílias de baixa renda no país e assim, poder oferecer assistência aos cidadãos.
Pode se inscrever no CadÚnico aqueles que se enquadram nos seguintes requisitos:
Agora que você já identificou que faz parte dos grupos de pobreza ou extrema pobreza e já entendeu os requisitos para inscrição no Cadastro Único, o próximo passo será escolher um integrante da família com pelo menos 16 anos de idade.
Esse integrante será responsável por inscrever todos os membros da família no CadÚnico e será chamado de RF (Responsável Famíliar). Assim, o primeiro passo do RF é se dirigir a prefeitura do município ou no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para inscrever a família no CadÚnico.
O RF deverá levar seu CPF ou título de eleitor no CRAS e ao menos um dos documentos abaixo de cada integrante da família:
É importante que o RF também leve um comprovante de endereço e em hipótese alguma esqueça de levar os documentos de algum dos integrantes da família. Feito esse processo agora basta aguardar a concessão do Auxílio Brasil.
Para saber se a família foi aprovada no CadÚnico, será possível acessar a plataforma Meu Cadastro Único também disponível em celulares Android e iOS.
Pela plataforma é possível saber se o cadastro está completo ou se precisa de uma nova atualização assim como saber quais programas sociais o cidadão recebe e possibilita ainda a impressão de comprovantes.
Ao se inscrever no Cadastro Único ainda é possível ter acesso a 15 benefícios. Vale lembrar que a inscrição não garante o recebimento de todos eles, será necessário consultar os requisitos de cada um, veja:
Em dezembro de 2024 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a autorização para…
Os aposentados, pensionistas e titulares de benefícios de prestação continuada (BPC), podem comemorar, a partir…
Será que realmente vale a pena deixar de pagar os impostos? Muitos empreendedores e até…
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou a liberação do cartão Meu INSS Vale+,…
O salário-maternidade também é devido à segurada da Previdência Social que sofre aborto não criminoso,…
O eSocial está sempre em atualização e neste ano de 2025 não será diferente. Há…