Um auxílio de R$ 1.200 para mães solteiras deveria ser aprovado em 2020, porém, o Projeto de Lei 2.099/2020 pretende pagar um benefício permanente para elas, ficou para o ano que vem. Isso porque o Senado entrou em recesso sem terminar de analisar o projeto do deputado Assis Carvalho (PT-PI).
Sendo aprovado o projeto de lei, irá beneficiar as mulheres provedoras de famílias monoparentais. Para ter direito, será necessário que na família haja um dependente menor de 18 anos. A mãe provedora da família não poderá ser casada ou ter um companheiro.
As chances para o projeto de lei ser aprovado ficaram para 2021, ou seja, fevereiro, quando o Congresso voltar aos trabalhos.
O Projeto de Lei passou pela Câmara e seguiu para aprovações em órgãos competentes. Sendo assim o projeto já passou pela mesa diretora da câmara dos deputados, pela coordenação de comissões permanentes (CCP) e agora se encontra na comissão de defesa dos direitos da mulher onde devem fornecer os pareceres de aprovação do auxílio para mães solteiras.
O projeto deverá voltar para a Câmara dos Deputados para ser votado e, talvez passar por algumas mudanças, e depois o PL segue para o Senado e sendo aprovado seguirá para a sanção presidencial.
De acordo com o Projeto de Lei .2099/2020 caso o benefício seja aprovado, as mulheres chefes de família poderão receber um benefício de R$ 1.045 de forma continua, desde que cumpram os seguintes requisitos:
Outro ponto interessante da proposta é que as mulheres que são microempreendedoras individuais (MEI), contribuinte individual da Previdência Social (INSS) ou ainda a trabalhadora informal poderá ter acesso ao benefício.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
Se tem uma coisa que Donald Trump adora é uma boa guerra comercial. O ex-presidente…
O Simples Nacional é um regime tributário simplificado, mas isso não significa que seja fácil…
O Pix, meio de pagamento mais usado no Brasil, ganha novidades agora em 2025. Desenvolvido…
O avanço da tecnologia e a popularização das apostas online trouxeram um novo desafio para…
A partir de hoje, quarta-feira, dia 05, os trabalhadores brasileiros já podem consultar informações relativas…
Com o início do ano, muitos indivíduos aproveitam para revisar suas finanças e estabelecer novas…