Imagem Por Photographee.eu / shutterstock
As pessoas quando vão se aposentar se deparam com uma exigência que as vezes impede que a aposentadoria aconteça. Estamos falando da famosa carência, que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) exige que seja cumprido para conseguir o auxílio-doença e a aposentadoria. A autarquia exige a contribuição de 12 meses para se obter a carência.
Quando o segurado não cumpre o exigido, terá o seu benefício negado. Existem 14 doenças que estão livres da exigência de contribuição. Saiba quais a seguir:
Muitas pessoas não sabem que algumas doenças graves estão isenta da exigência de cumprir carência por um período mínimo de tempo no INSS. A carência de 12 meses de contribuição para o segurado conseguir o benefício, precisa ser cumprido rigorosamente, ou seja, ele deve pagar religiosamente em dia a sua contribuição.
Como a crência é o número mínimo de meses pagos ao INSS para que você, ou em alguns casos o seu dependente, possa ter direito de receber um benefício.
O INSS orienta que nos casos em que o pedido de benefício em função de um acidente de qualquer natureza (seja também no trabalho) e se for acometido por uma das 14 doenças depois de se filiar ao INSS, será de seu direito ter o benefício.
Fique Ligado: se você portar uma das 14 doenças e não for filiado ao INSS, não poderá ter a filiação.
Caso você tenha dúvidas e precise de uma informação mais específica, entre em contato com o INSS através da centra telefônica 135.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…