Chamadas

Auxílio-doença: Atenção, valor do benefício e calculo mudaram em 2020

Profissionais incapacitados para o trabalho têm o direito garantido em lei ao afastamento. Caso isso aconteça, durante o período, o auxílio-doença pode ser concedido. Os primeiros 15 dias de recuo são pagos pela empresa. Depois disso, o valor é depositado pelo INSS. Para garantir o direito ao afastamento, o cidadão deve passar por uma perícia médica. Após o laudo, o médico irá definir se o trabalhador deve receber auxílio-doença. Também há a possibilidade da aposentadoria por invalidez.

Com a Reforma da Previdência, aprovada em novembro de 2019, muitas mudanças aconteceram. O recebimento e acesso a benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença e benefícios por incapacidade, foram também afetados e mudanças já começaram a valer desde o dia 1º de janeiro.

Novas regras para o auxílio-doença

Com a Reforma homologada, a primeira principal mudança é quanto ao valor do auxílio-doença. Agora para recebimento do valor, funciona assim: uma média de 100% dos salários recebidos a partir de julho de 1994 é calculada, com aplicação da alíquota de 91%. O valor limite será a partir da média dos últimos 12 salários de contribuição. No entanto, o valor final mensal não pode ser menor do que um salário mínimo do ano vigente.

A fórmula de cálculo do auxílio-doença também mudou. Com a reforma, essa soma é referida à média de 100% dos salários, não mais aos 80% como era anteriormente. Isso afeta diretamente no valor que será recebido, já que leva em conta, inclusive, aqueles proventos mais baixos.

Outra importante mudança é em relação ao direito ao auxílio-doença a partir da Reforma. Agora é preciso um período de 12 meses de carência. Isso significa que deve haver um tempo mínimo pagando o INSS. Será necessário, ainda, a comprovação da incapacidade laboral, que se refere à causa pela qual o cidadão está impossibilitado de trabalhar.

Por fim, uma importante mudança refere-se à qualidade de segurado. Caso o segurado perdesse a qualidade de seguro deveria voltar a contribuir depois de alguns meses, assim teria seus direitos garantidos novamente. No entanto, com a mudança, para que o segurado volte a receber os benefícios, é necessário o recolhimento por 12 meses completos.

Como voltar a receber o auxílio-doença?

Problemas em geral com o benefício podem ocorrer quando o profissional é liberado para a volta ao trabalho, mas não está recuperado totalmente. Caso a situação mencionada aconteça, o beneficiário deve solicitar a prorrogação do auxílio. Uma nova perícia deve ser agendada em até 15 dias antes do retorno laboral. Se porventura o trabalhador passar pela avaliação médica e o benefício for negado, há três alternativas:

  1. Recorrer ao próprio INSS, na tentativa de uma nova perícia ou recurso da anterior;
  2. Pedir um novo auxílio após decorridos 30 dias da resposta negativa;
  3. Recorrer à Justiça – para agilizar o processo um advogado deve ser contratado.

Recorrer da decisão diretamente no INSS é indicado para aqueles casos em que o trabalhador possua provas da incapacidade. Documentação, laudos, exames, consultas, tudo isso pode ser apresentado com evidência da situação de saúde. É importante salientar que uma vez dada a negativa, dificilmente o INSS mudará a decisão sobre a revogação do benefício.

Além disso, é importante frisar que o beneficiário não pode recorrer ao mesmo tempo diretamente no INSS e na Justiça. Se porventura o processo for parar na esfera judicial, o processo administrativo perde a validade imediatamente. Assim, o que poderia aumentar as chances de concessão, pode diminuí-las.

Mais informações

Para mais informações ou dúvidas sobre a perícia e procedimentos do INSS, o segurado pode entrar em contato pela Central de Atendimento, por meio do telefone 135. Por meio do contato, serão respondidas as principais dúvidas quanto aos trâmites e o que deve ser feito para ter a garantia do benefício. O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

Além disso, o Instituto Nacional do Seguro Social oferece outros canais de atendimento, para serviços diversos. Por meio do site meu.inss.gov.br, é possível marcar perícias e atendimentos, consultar informações sobre benefícios, prazos, calendários e temas importantes relacionados.

Por meio do Aplicativo Meu INSS, os mesmos serviços são oferecidos. A ferramenta está disponível para Android e iOS. Para ter acesso, basta acessar Play Store ou App Store, digitar o nome do app e clicar em baixar. Após acessar, algumas informações serão solicitadas e também é preciso criar um cadastro, seguido por login com senha.

Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.



Com informações Edital concursos Brasil

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

45 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago