Chamadas

Auxílio-doença e aposentadoria por invalidez para quem tem Alzheimer

A Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo que geralmente acomete os idosos, a doença é progressiva e fatal,  que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, causando o comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais. 

Atualmente no Brasil, cerca de 1,2 milhões de cidadãos lidam com algum tipo de demência, são cerca de 100 mil novos casos diagnosticados ao ano, no cenário mundial o número de pessoas que sofrem com esse problema chega a 50 milhões. 

De acordo com estimativas da Alzheimer ‘s Disease International, os números poderão chegar a 74,7 milhões em 2030 e 131,5 milhões em 2050, devido ao envelhecimento da população.

No artigo de hoje apresentaremos quais são os direitos previdenciários daqueles que são acometidos pela doença de Alzheimer. 

Alzheimer e o auxílio-doença

O auxílio-doença atualmente chamado benefício por incapacidade temporária é um direito daqueles segurados que preenchem os requisitos para obtê-lo. É necessário se encontrar incapaz de realizar suas atividades laborais diárias, total ou parcialmente.

No caso da doença de Alzheimer este pode não ser o benefício ideal, pois a doença é incurável e causa deterioração cognitiva e da memória, mesmo com os remédios que podem ser utilizados para retardar a doença, entretanto este não é um benefício impossível, pois é possível que o portador de Alzheimer possa ter consigo licença de saúde, para realização de tratamentos relacionados ao problema.

Entretanto, lembre-se que esse é um benefício por incapacidade temporária, por isso em alguns casos o ideal para aqueles que sofrem dessa doença é a aposentadoria por invalidez. 

Aposentadoria por invalidez e o Alzheimer

A aposentadoria por incapacidade permanente visa dar suporte ao segurado do INSS que, como o próprio nome diz, está incapacitado permanentemente para o labor. Este trabalhador terá o direito a pedir esse tipo de aposentadoria caso se enquadre nos requisitos solicitados.

Como mencionamos o Alzheimer é uma doença incurável e tem evolução permanente, por isso é possível que o INSS entenda que o benefício cabível para quem sofre com a doença é a aposentadoria por incapacidade permanente, para isso é necessário realizar uma perícia médica junto ao INSS, que irá definir o grau da incapacidade do trabalhador. 

Como é avaliada a perícia do INSS?

A perícia médica do INSS é um procedimento efetuado por um profissional de saúde habilitado pelo Instituto Nacional do Seguro Social.

Ela é obrigatória na obtenção do auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, o objetivo é certificar o INSS da incapacidade do trabalhador. 

O conteúdo da avaliação pericial está relacionado com os requisitos legais para a concessão do direito.

Direito ao acréscimo de 25% na aposentadoria

Aposentados por invalidez que precisam da ajuda de terceiros podem ter direito ao adicional de 25% em sua aposentadoria.

Esse aumento nada mais é do que um benefício destinado aos segurados nas hipóteses em que haja necessidade da ajuda de uma terceira pessoa para ajudá-los a realizarem suas atividades rotineiras como andar, vestir, comer, tomar banho, entre outras.

É um direito previsto no artigo 45 da Lei nº 8.213/1991. Mas aqui vai uma informação importante. O adicional pode ser solicitado apenas para quem é aposentado por invalidez. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

8 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

8 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

10 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

11 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

12 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

13 horas ago