Os trabalhadores que se tornam temporariamente incapazes de realizar suas atividades profissionais podem contar com o auxílio-doença que é atualmente o benefício mais concedido pelo INSS, mas para ter acesso é necessário passar por uma perícia médica, que já soma mais de 700 mil agendamentos em todo o país.
Esse procedimento é muito importante para o segurado, pois é através dele que se comprava o estado de saúde para ser concedido o benefício.
Porém em razão do distanciamento social causado pelo agravamento da pandemia do covid-19 as perícias médicas foram afetadas diretamente levando a suspensão temporária desse procedimento obrigatório no ano passado para a segurança dos médicos e dos segurados do INSS, em seguida foram feitas tentativas de implantar a perícia por telemedicina, ou seja um atendimento médico online.
Essa semana foi aprovada uma lei que permite, somente este ano, que as perícias médicas para receber benefícios por incapacidade como o auxílio-doença, sejam feitas a partir de análise de documentos, ou seja, atestados, fotos, exames, e outros possíveis documentos que devem servir.
No entanto, isso ainda depende de aprovação do presidente Jair Bolsonaro.
Confira o vídeo completo
Como já disse anteriormente, o auxílio-doença é um benefício por incapacidade temporária, ele é pago aos segurados por motivo de alguma doença após 15 de afastamento do seu trabalho.
Para ter acesso ao Auxílio-Doença é necessário a carência mínima de 12 meses de contribuições ao INSS, como também comprovar a incapacidade que levou ao afastamento do trabalho.
Lembrando que também é necessário passar pela perícia médica para atestar o quadro de saúde atual.
No caso quando o trabalhador segurado não se recupera totalmente durante o prazo de recebimento do benefício, é possível pedir a prorrogação do auxílio enquanto não conseguir voltar para as suas atividades.
Essas regras também valem para o auxílio-doença acidentário, que é concedido no caso daquela pessoa que sofre um acidente ou uma doença ocupacional , que é aquela doença causada em razão da sua atividade profissional, nessa situação o pagamento é feito em caráter de benefício indenizatório, no entanto também é necessário ter a carência de 12 meses de contribuiçoes e estar incapacitado para o trabalho nesse periodo.
Falando um pouco mais sobre a perícia médica, através dela é possível solicitar vários benefícios como por exemplo os Auxílios, Aposentadorias como também a Prorrogação dos benefícios.
Para evitar o atendimento presencial e a demora na concessão dos benefícios, será feita a avaliação de documentos que comprovem a incapacidade temporária, caso essa medida seja aprovada, ela deve ir até o final do ano.
É muito importante reunir todos os documentos antes de dar entrada no pedido do auxílio, os documentos que devem ser apresentados para a análise são: atestado médico, laudos, exames de imagem entre outros documentos complementares.
Outra informação importante é que o benefício tem duração de 90 dias sem a possibilidade de prorrogação, se caso a incapacidade persistir após esse prazo o segurado deverá fazer um novo pedido para o INSS.
Apesar das mudanças O INSS continua com o mesmo procedimento para o agendamento da perícia médica, o segurado deve acessar o site ou aplicativo Meu INSS e seguir o seguinte passo a passo:
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…
O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…
Entre 3 e 28 de fevereiro, empresas com 100 ou mais empregados devem informar seus…
Com o primeiro projeto de regulamentação da Reforma Tributária sancionado, o sistema tributário nacional está…
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou, em novembro, projeto…