No texto de hoje vamos abordar sobre um assunto muito importante e pouco falado, vamos falar sobre a fibromialgia no auxílio-doença.
O auxílio-Doença é um benefício que ajuda muitas pessoas, imagine você impossibilitado de trabalhar, sem dinheiro e ainda fazendo tratamento médico.
O INSS ampara seus segurados em momentos de incapacidade temporária ou permanente, se você sofre de fibromialgia ou conheça alguém que tenha, continue lendo nosso texto e mantenha-se informado(a).
A fibromialgia é uma doença silenciosa e não detectável em exames laboratoriais, e muitas vezes é encarada como um transtorno apenas psicológico, mesmo quando as dores constantes gerem até depressão no doente.
O quadro é ainda pior quando o paciente sofre com a descrença e desconfiança de quem está ao seu redor, ou que duvidam da legitimidade da condição
Para os profissionais incapacitados, eles têm o direito garantido por lei ao afastamento, porém para eles ser concedidos a este benefício, a incapacidade deve ser por mais de 15 dias, antes dos 15 dias o segurado receberá pela empresa, além do segurado ter um período min de carência de 12 meses, depois disso o segurado passará por uma perícia médica, após o laudo, o médico irá decidir se o trabalhador deve receber o auxílio-Doença ou não.
É possível sim que o paciente que sofre de fibromialgia consiga o benefício do auxílio-doença.
Sendo assim o paciente deve solicitar diretamente ao INSS o auxílio-doença, caso ele esteja afastado da atividade laboral por mais de 15 dias.
Para toda solicitação de benefício o INSS exige um tempo mínimo de carência de 12 meses, com exceção á algumas doenças.
Recentemente a Comissão de Direitos Humanos e legislação incluiu em um projeto que a fibromialgia será dispensada de carência para o recebimento do auxílio-doença, eles entenderam que a fibromialgia é uma doença crônica incapacitante e merecedora de atenção multiprofissional.
OBS: O senador Flávio Arns, lembrou que a lei brasileira já reconheceu a fibromialgia como doença crônica e assegura a seus portadores acesso a medicamentos e terapias pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
A documentação exigida é:
Todo paciente com fibromialgia têm direito ao auxílio-doença e o mais importante é que agora ele não precisará ter tempo mínimo de carência, sendo assim vale ressaltar que para dar entrada no pedido é importante que esteja com suas documentações em mãos, e laudos médicos também até mesmo para facilitar a concessão do seu benefício.
Dica extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…