Parte dos trabalhadores que pediram o auxílio emergencial de R$ 600 ainda não sabe se receberá o dinheiro porque a Caixa diz que o cadastro foi preenchido com dados inconclusivos. Mas quem está nessa situação não tem como saber o motivo exato que levou o governo a segurar a resposta sobre o pedido.
Nesses casos, o aplicativo (disponível para Android e iOS)e o site da Caixa exibem uma mensagem dizendo que os dados são inconclusivos e que a “solicitação não pode ser analisada por um ou mais dos motivos abaixo”. Em seguida, há uma lista com cinco possíveis erros que podem ter acontecido no cadastro. A Caixa não especifica em qual dos cinco problemas se enquadra o caso do trabalhador.
A lista mostra as seguintes situações:
Para quem tem dados inconclusivos, o aplicativo da Caixa sugere fazer um novo cadastro. Mas o trabalhador precisa fazer isso sem saber exatamente o erro que cometeu em seu primeiro cadastro, para então ficar atento e não errar de novo.
Além disso, há alguns erros que ele não consegue corrigir.
Isso acontece, por exemplo, com quem não possui informação de sexo masculino ou feminino nas bases de dados do governo ou com quem informa dados de uma pessoa, mas ela possui indicativo de ter morrido em alguma base do governo.
Segundo a Caixa, quem teve o benefício negado pode tentar de novo se a justificativa para a negativa for uma das seguintes:
Dá pra tentar de novo se uma dessas mensagens aparecer porque pode ser que o sistema tenha avaliado a situação do trabalhador de uma maneira errada. Por exemplo, a pessoa foi demitida, mas o sistema ainda diz que ela é um trabalhador com carteira assinada.
Não dá para contestar se o governo negar o benefício e der uma das seguintes justificativas:
Para pedir o auxílio, é necessário ter mais de 18 anos. Poderão receber:
Além de se enquadrar em um desses casos, a pessoa deve estar dentro dos limites de renda estabelecidos na lei. Pode receber quem:
Com informações UOL
A partir de hoje, quarta-feira, dia 05, os trabalhadores brasileiros já podem consultar informações relativas…
Com o início do ano, muitos indivíduos aproveitam para revisar suas finanças e estabelecer novas…
O Sport Club Corinthians Paulista, um dos clubes de futebol mais populares do Brasil, anunciou…
Para se manter como Microempreendedor Individual (MEI) em 2025 é preciso entender as diversas regras…
Uma informação importante, mas que nem todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social…
A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) acaba de passar…