A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (16) projeto de lei que estende o auxĂlio emergencial de R$ 600 pago a trabalhadores informais por trĂŞs meses a outros grupos sociais, incluindo mĂŁes adolescentes, vendedores porta a porta, esteticistas, agricultores familiares, quem atua na economia solidária e pescadores artesanais que nĂŁo recebam o seguro-defeso. Pais solteiros que sejam chefes de famĂlia tambĂ©m receberĂŁo em dobro o auxĂlio, criado como forma de compensar a perda de renda de trabalhadores informadores em razĂŁo da crise do coronavĂrus.
Novas categorias de trabalhadores
A mudança altera trechos da lei que dispõe o pagamento do benefĂcio a trabalhadores informais. Agora diversas novas categorias de trabalhadores vĂŁo ter direito de receber o AuxĂlio Emergencial, veja alguns exemplos a seguir:
- Pescadores artesanais
- Agricultores familiares
- Quilombolas
- Catadores de materiais recicláveis
- Taxistas e motoristas de aplicativos
- Feirantes
- E diversas outras
Outra informação do texto Ă© que cada famĂlia terá direito a duas cotas do auxĂlio. Se o AuxĂlio Emergencial for mais vantajoso o trabalhador poderá substituir o Bolsa FamĂlia temporariamente.
As regras dizem que a famĂlia pode acumular um AuxĂlio Emergencial e um Bolsa FamĂlia ou receber as duas cotas do auxĂlio, sem o recebimento do Bolsa FamĂlia.
O relator da proposta ampliou ainda mais a lista de trabalhadores aptos, entre eles: vendedores porta a porta, esteticistas, agricultores familiares e outros.
A proposta foi ampliada trazendo novas categorias de trabalhadores a receber o benefĂcio, como por exemplo:
- Vendedores porta a porta
- Esteticistas
- Agricultores familiares
- Outros