O auxílio emergencial poderá pagar valores retroativos a janeiro de 2021 no valor de R$ 600. Na verdade, os valores retroativos são referente a data de 1° de janeiro de 2021 a junho de 2021.
Isso poderá acontecer se o Projeto de Lei (PL) 58/21 for aprovado. No momento o PL está tramitando na Câmara dos Deputados.
A ideia partiu do deputado federal Wilson Santiago (PTB-PB) que afirma que o objetivo é resgatar a proteção social.
“Muito mais que inovar, esta proposição tem por objetivo resgatar os dispositivos que possibilitaram a construção desta rede de proteção social advinda da aprovação do auxílio emergencial por esta Casa legislativa”.
Seriam beneficiados os trabalhadores que estão em situação de vulnerabilidade devido à Covid-19. Para o deputado serão atendidas as diaristas, comerciantes, pequenos agricultores, artesãos, marceneiros, motoristas de aplicativos. São pessoas que foram impactadas pela pandemia.
O Projeto de Lei está na pauta da Câmara dos Deputados, sendo aprovada, o beneficiário precisará cumprir os seguintes requisitos:
Também será possível duas pessoas da mesma família receber o benefício. E as mães chefes de família receberão duas cotas por parcela (R$ 1.200).
Apesar de já haver um auxílio emergencial sendo pago, o texto do Projeto de Lei segue em trâmite na Câmara dos Deputados, onde atualmente se encontra em análise pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
Foi publicada na última sexta-feira, dia 7, no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa…
A recente aprovação do projeto que adapta o Estado da Micro e Pequena Empresa à…
Uma escalada nos preços do etanol tem marcado o início de 2024, impactando diretamente o…
Existem muitas dúvidas dos trabalhadores sobre alguns adicionais, um deles é o adicional de periculosidades.…
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…