O Auxílio Emergencial é destinado aos trabalhadores que tiveram sua renda afetada durante a pandemia do novo coronavírus. Os beneficiados começaram a receber a terceira parcela na quarta-feira, 17 de junho. O valor será depositado em uma conta digital criada pela Caixa Econômica Federal, quando poderá ser movimentada pelo beneficiário somente pelo aplicativo Caixa Tem.
Mas, tem acontecido reclamações de pessoas que se dizem prejudicadas: pois, tiveram seu dinheiro roubado do aplicativo Caixa Tem.
A Caixa informa que a área de segurança do banco realiza monitoramento e mapeamento de ocorrências em colaboração com os órgãos de Segurança Pública para impedir eventuais ocorrências de fraude.
Mas, caso o cliente note algum indício de fraude ou perceba que seu dinheiro foi roubado do aplicativo Caixa Tem, deverá imediatamente informar, fazendo uma reclamação pessoalmente em qualquer agência da Caixa.
Quando você faz uma reclamação desse gênero na Caixa, declarando que teve o dinheiro roubado do aplicativo Caixa Tem, o banco irá averiguar a situação. Se houver confirmação de fraude, o beneficiário será ressarcido com o mesmo valor que foi roubado.
O primeiro passo é fazer um Boletim de Ocorrência junto à autoridade policial. O B.O. será importante para oficializar o caso do dinheiro roubado do aplicativo Caixa Tem. Com o Boletim de Ocorrência em mãos, será possível abrir um processo de contestação em qualquer agência Caixa, informado que ficou sem seu dinheiro e que sofreu fraude.
Nesse momento, a Caixa analisará a contestação, percebendo que o que aconteceu com você é realmente verdade, o banco tomará as providências necessárias.
De acordo com a Caixa, o processo é avaliado no menor prazo possível. Sendo confirmado a fraude, o beneficiário que teve seu dinheiro roubado do aplicativo Caixa Tem será ressarcido.
Nesse caso, a agência da Caixa entrará em contato com o cliente para fazer o acompanhamento da solicitação e passar mais informações sobre o caso.
Veja o que diz a Caixa:
“o volume de fraudes é extremamente baixo frente aos volumes envolvidos, estando dentro do nível de segurança planejado para o processo e que tem uma equipe especializada com dedicação exclusiva para monitorar e prover alto nível de segurança para os serviços digitais, sendo atualmente o celular o canal mais seguro para a realização de transações.”
E também a Caixa deixou bem claro que o maior risco hoje está nos acessos que são realizados pelos próprios usuários. Assim, é possível cair em golpes através de mensagens, sites fraudulentos ou mesmo aplicativos falsos.
Por isso, o recomendado é sempre usar os canais oficiais da Caixa ou do Governo, tendo sempre o cuidado de verificar a sua validade.
Caixa esclareceu que nunca envia SMS com links para acessar os serviços. Esteja sempre atento as atividades suspeitas, como pedidos de links recebidos por SMS ou mensagem por redes sociais como WhatsApp para acesso a contas e valores a receber.
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