Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Inúmeros golpes envolvendo o Auxílio Emergencial vem sendo noticiados e o pior sendo aplicados em cima dos brasileiros que estão precisando e muito deste auxílio do governo. Diversos sites e aplicativos falsos que se fazem passar por órgãos oficiais como a própria Caixa Econômica Federal.
Nestes golpes os fraudadores forçam os usuários a digitarem os dados de seus documentos, senha de cartão e diversas outras informações pessoais, se fingindo passar por canais oficiais de cadastro ao Auxílio.
Não satisfeitos, os fraudadores tem usado propagandas e promoções na internet que seduzem o cidadão a clicar em links que escondem paginas mal intencionadas, vírus e que acabam roubando dados dos computadores dos usuários.
Com todos os dados necessários os golpistas tem passe livre para se inscreverem no Auxílio Emergencial ou ainda aplicar diversos tipos de golpes.
Além de uma ajuda para evitar golpes relacionados ao Auxílio Emergencial estas dicas servem para que você cidadão, também não caia em golpes bancários ou golpes que possam roubar seus dados.
A maioria das grandes instituições como a Caixa, não mandam mensagens de WhatsApp ou SMS para seus clientes sem que você dê a permissão para isso, por isso, qualquer contato que venha a ser feito em nome das instituições deve ser considerado uma tentativa de golpe. Confira à seguir algumas orientações da caixa para se proteger contra fraudes:
Veja quais são os ÚNICOS canais oficiais da Caixa para quem vai pedir o Auxílio Emergencial ou acompanhar seu pedido, atenção, se você perceber algum outro canal fora estes, DESCONSIDERE na hora!
Existe um canal desenvolvido pela Dataprev que é a empresa responsável pela fiscalização do Auxílio Emergencial que pelo site é possível verificar se o seu CPF já foi utilizado em algum pedido de auxílio, o site é: consultaauxilio.dataprev.gov.br/consulta
Basta informar o seu nome completo, CPF, data de nascimento e nome da mãe. Se a mensagem mostrada for de “requerimento não encontrado”, não há pedido de auxílio usando o seu CPF.
Se você descobriu alguma irregularidade com os seus dados, se encaminhe a Polícia Civil de sua cidade e registre um boletim de ocorrência, denuncie também a situação ao Ministério da Cidadania pelo telefone 121. É possível comunicar o golpe também em uma das agências da Caixa.
O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…
Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…
Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…
O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…