Chamadas

Auxílio Emergencial: Você já pode ter recebido e não sabe

O pagamento do Auxílio Emergencial começou desde o dia 7 de abril mas infelizmente muita gente que contava com esse dinheiro ainda não o recebeu. O que você talvez não saiba é que o Benefício pode ter sido depositado em alguma conta bancaria em sua titularidade e você nem percebeu isso. Se agora você ficou na dúvida, confira a seguir o que você precisa fazer para verificar essa situação.

Será que eu já recebi?

O benefício do Auxílio Emergencial precisa ser solicitado pelo Aplicativo ou pelo site da caixa, uma das possibilidades na hora do cadastramento é a opção de selecionar para qual banco o dinheiro será enviado. Caso você não possua conta ou até mesmo se você não quis informar uma conta bancária o dinheiro é transferido automaticamente para o Caixa Tem.

O Caixa Tem é o aplicativo da Caixa criado para facilitar o acesso de todos os brasileiros a serviço sociais e a diversas transações bancárias.

O app está disponível para download nas lojas Android e iOS.

No app, é possível acessar informações sobre o Auxílio Emergencial, benefícios e programas sociais, além de informações ao trabalhador como FGTS, Abono Salarial do PIS e Seguro-Desemprego.

Quem tem conta na Caixa também pode consultar saldo e extrato, fazer pagamentos e transferências de até R$ 600 por transação e até R$ 1 mil por dia.

Retomando ao assunto principal, se você se cadastrou no Auxílio Emergencial e colocou a conta de outro banco para que pudesse receber o benefício, você precisará verificar junto a instituição bancária se o Auxílio foi depositado em algum tipo de conta poupança do banco, que pode ter sido aberta automaticamente para separar o dinheiro da sua conta corrente.

Consultei meu banco e realmente não recebi o benefício, e agora o que acontece com o dinheiro?

Se você por ventura acabou passando a informação bancaria errada, ou em outra titularidade você não deve se preocupar, a Caixa iniciou o programa sabendo da possibilidade de casos como estes, onde se isso infelizmente acabou acontecendo com você, será aberto uma poupança social digital para você conseguir regularizar sua situação e receber o benefício.

Pode acontecer que o atraso seja maior que o esperado. As transferências são realizadas via DOC, e estão demorando mais do que o normal, levando um prazo médio de até 48 horas.

Um exemplo é para quem solicitou a transferência do dinheiro para o Nubank, onde quem solicitou o recebimento pela instituição teve de esperar quase uma semana para recebimento.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Imposto de Renda: Veja quem vai receber restituição em 2025

Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…

47 minutos ago

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

2 horas ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

12 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

13 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

14 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

16 horas ago