Imagem por @rafapress / freepik
A cada dois meses é pago pelo Governo Federal o Auxílio Gás. O benefício foi criado para ajudar as famílias de baixa renda que não conseguem comprar o gás de cozinha. No entanto, muitas pessoas deixaram de receber o auxílio após o Ministério do Desenvolvimento Social ter feito um pente-fino e retirado as pessoas que estavam com seus cadastros irregulares.
Até dezembro do ano passado estavam recebendo o Auxílio Gás 5,95 milhões de famílias. Após a revisão feita nos cadastros no início de 2023, o número de pessoas contempladas caiu para 5,69 milhões (4,4%).
O pente-fino nos cadastros do Auxílio Gás segue o mesmo modelo realizado no Bolsa Família. O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias afirmou que as pessoas que deixaram de receber o auxílio, não estavam aptas para ter direito ao benefício.
“O vale-gás, na própria legislação aprovada pelo Congresso, estabelece uma meta que tem a ver com o tamanho da renda e muita gente com renda elevada estava recebendo”, disse o ministro.
Em contrapartida houve um acréscimo de 31,5% de recursos destinados ao programa quando comparado ao previsto no orçamento do governo anterior. Com isso, foi possível, o pagamento a cada dois meses, de 100% do valor do botijão de gás de cozinha para cada família. No último ano, esse pagamento cobria apenas 50% do valor.
As famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo (R$ 651 em 2023);
As famílias com integrantes que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada), inscritos ou não no CadÚnico, e que moram na mesma casa.
Para definir quem vai receber o benefício, o governo utiliza a base de dados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e do Cadastro Único.
Leia Também: CLT: Quais Os Direitos De Quem Tem Que Trabalhar Nos Feriados?
O beneficiário pode fazer saques em terminais de autoatendimento, casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e nas agências da Caixa Econômica Federal. O prazo para fazer o saque é de 120 dias.
As famílias que estão inscritas no CadÚnico, o pagamento é feito ao responsável familiar, preferencialmente à mulher. Já as famílias que não estão inscritas no Cadastro Único com beneficiários do BPC, o pagamento será feito ao titular do benefício ou ao responsável legal.
Quem recebe o Auxílio Gás também pode movimentar o dinheiro por meio do aplicativo Caixa Tem.
Os beneficiários começaram a receber o pagamento do Auxílio Gás a partir do dia 14 de abril. O calendário se encerra nesta sexta-feira (28).
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…