Chamadas

Auxílio Gás: 267 mil famílias deixam de receber o benefício

A cada dois meses é pago pelo Governo Federal o Auxílio Gás. O benefício foi criado para ajudar as famílias de baixa renda que não conseguem comprar o gás de cozinha. No entanto, muitas pessoas deixaram de receber o auxílio após o Ministério do Desenvolvimento Social ter feito um pente-fino e retirado as pessoas que estavam com seus cadastros irregulares.

Até dezembro do ano passado estavam recebendo o Auxílio Gás 5,95 milhões de famílias. Após a revisão feita nos cadastros no início de 2023, o número de pessoas contempladas caiu para 5,69 milhões (4,4%).

Revisão cadastral

O pente-fino nos cadastros do Auxílio Gás segue o mesmo modelo realizado no Bolsa Família. O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias afirmou que as pessoas que deixaram de receber o auxílio, não estavam aptas para ter direito ao benefício.

“O vale-gás, na própria legislação aprovada pelo Congresso, estabelece uma meta que tem a ver com o tamanho da renda e muita gente com renda elevada estava recebendo”, disse o ministro.

Em contrapartida houve um acréscimo de 31,5% de recursos destinados ao programa quando comparado ao previsto no orçamento do governo anterior. Com isso, foi possível, o pagamento a cada dois meses, de 100% do valor do botijão de gás de cozinha para cada família. No último ano, esse pagamento cobria apenas 50% do valor.

Imagem: Marcello Casal / Agência Brasil / editado por Jornal Contábil

Quem tem direito ao Auxílio Gás?

As famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo (R$ 651 em 2023); 

As famílias com integrantes que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada), inscritos ou não no CadÚnico, e que moram na mesma casa.

Para definir quem vai receber o benefício, o governo utiliza a base de dados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e do Cadastro Único.

Leia Também: CLT: Quais Os Direitos De Quem Tem Que Trabalhar Nos Feriados?

Auxílio Gás pode ser movimentado no Caixa Tem

O beneficiário pode fazer saques em terminais de autoatendimento, casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e nas agências da Caixa Econômica Federal. O prazo para fazer o saque é de 120 dias.

As famílias que estão inscritas no CadÚnico, o pagamento é feito ao responsável familiar, preferencialmente à mulher. Já as famílias que não estão inscritas no Cadastro Único com beneficiários do BPC, o pagamento será feito ao titular do benefício ou ao responsável legal.

Quem recebe o Auxílio Gás também pode movimentar o dinheiro por meio do aplicativo Caixa Tem.

Calendário de pagamento do Auxílio Gás

Os beneficiários começaram a receber o pagamento do Auxílio Gás a partir do  dia 14 de abril. O calendário se encerra nesta sexta-feira (28).

  • NIS de final 1: 14 de abril (pago)
  • NIS de final 2: 17 de abril (pago)
  • NIS de final 3: 18 de abril (pago)
  • NIS de final 4: 19 de abril (pago)
  • NIS de final 5: 20 de abril (pago)
  • NIS de final 6: 24 de abril (pago)
  • NIS de final 7: 25 de abril (pago)
  • NIS de final 8: 26 de abril (pago)
  • NIS de final 9: 27 de abril (pago)
  • NIS de final 0: 28 de abril
Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

2 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

6 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

9 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

15 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

15 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

15 horas ago