Imagem: Marcello Casal / Agência Brasil / editado por Jornal Contábil
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (27) um novo projeto que institui o auxílio gás as famílias de baixa renda. O texto já havia sido aprovado também pelo Senado Federal, agora com a aprovação das duas casas do Congresso Nacional a medida será enviada para a sanção do presidente Jair Bolsonaro, para finalmente ser liberada aos cidadãos.
A medida aprovada pelo Senado, foi aprovada também na Câmara com grande parte das mudanças sugeridas pelos senadores, contudo, a aprovação adicionou novamente ao a previsão de utilização da parcela da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) e caberá a União como uma das fontes responsáveis por financiar o benefício.
O novo Programa Gás para os Brasileiros, popularmente apelidado como auxílio gás, irá subsidiar o preço do gás de cozinha para as famílias de baixa renda. O texto aprovado prevê que as famílias possam receber a cada dois meses, o equivalente ao valor de 40% do preço do botijão de gás.
Terão acesso ao benefício as famílias que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que exige uma renda familiar por pessoa de até meio salário-mínimo, ou ainda para aqueles que morem em casa com um beneficiário do Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/LOAS).
Além disso, o novo benefício será concedido preferencialmente para às famílias com mulheres que sofreram violência domestica sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência. Assim, a preferência também será para mulheres responsáveis pelo lar, as chamadas familias monoparentais.
O CadÚnico é um conjunto de informações referentes as famílias brasileiras que se encontram em situação de pobreza ou de extrema pobreza.
As informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.
Podem se inscrever no CadÚnico as famílias que:
Inscrição no CadÚnico
O município promove visitas domiciliares às famílias de baixa renda periodicamente para efetuar o cadastramento. Mas a família que se enquadra nas rendas acima e ainda não está inscrita no Cadastro Único, pode procurar um CRAS – Centro de Referência em Assistência Social no município e solicitar o cadastramento.
Para que a família possa ser cadastrada, é importante:
Levar um comprovante de endereço, que pode ser conta de água ou luz. Não é obrigatório apresentar, mas ajuda no preenchimento do endereço.
Atenção! Após o cadastramento da família, é importante manter os dados sempre atualizados.
Foi publicada na última sexta-feira, dia 7, no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa…
A recente aprovação do projeto que adapta o Estado da Micro e Pequena Empresa à…
Uma escalada nos preços do etanol tem marcado o início de 2024, impactando diretamente o…
Existem muitas dúvidas dos trabalhadores sobre alguns adicionais, um deles é o adicional de periculosidades.…
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…